Chamado de “Revelação Espontânea: Cartas à Comunidade Educativa”, plataforma traz as principais dúvidas sobre como agir nesse momento tão delicado
O combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes é o principal foco da Campanha Defenda-se, criada pelo Centro Marista de Defesa da Infância (CMDI). A mais nova iniciativa do projeto é a versão on-line do material “Revelação Espontânea: Cartas à Comunidade Educativa”, que traz informações sobre como identificar, acolher e encaminhar casos de violência.
Essa proposta surgiu em 2020, com as cartas sendo disponibilizadas para impressão. Com o sucesso da iniciativa, o material foi transformado em uma plataforma digital para ampliar ainda mais o alcance das informações. A novidade se tornou possível por meio de uma parceria do CMDI com a FTD Educação, frente de soluções educacionais do Grupo Marista.
As questões incluem desde a identificação dos sinais de violência até as possíveis consequências da revelação. Além disso, indica os principais comportamentos para a escuta delicada, o acolhimento e a denúncia aos órgãos responsáveis de defesa das crianças.
Vale destacar que o material pode ser acessado e utilizado por qualquer pessoa com interesse no assunto. Para os educadores, porém, esse é um conteúdo rico e importante, pois é nas escolas que muitas das revelações acontecem. Para conferir o jogo “Revelação Espontânea: Cartas à Comunidade Educativa”, acesse: defenda-se.com/revelacaoespontanea.