O XXIII Capítulo Geral do Instituto Marista teve início na última segunda-feira (8/9). Líderes maristas de todo o mundo se reúnem em Tagaytay, nas Filipinas, até 8 de outubro, para discutir os rumos do Instituto para os próximos anos. É um momento de oração, escuta e decisão: ali, serão escolhidos o novo Superior Geral e seu Conselho.
O tema de discussão deste capítulo é “Lar para todos, rio da vida” e tem como objetivo renovar a mensagem de Cristo a ser levada para crianças e jovens. “Eu espero que o Capítulo Geral seja um tempo de escuta verdadeira, de discernimento coletivo, de coragem para responder aos desafios do mundo com fé, ousadia e ternura, como Maria. Que ele renove o nosso compromisso com a missão vivida, encarnada e colaborativa onde irmãos, leigos e leigas caminham juntos”, expõe o Irmão Miguel Fernandes, diretor de Identidade, Missão e Vocação da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS).
O encontro reúne 98 participantes, entre eles irmãos capitulares, convidados leigos maristas e representantes de diferentes Províncias Maristas do mundo. Ao todo, são 33 membros do Instituto Marista ex officio, 49 delegados eleitos e 16 convidados.
Segundo Capítulo fora da Europa
O evento ocorre a cada oito anos e esta é a segunda edição sediada fora da Europa — em 2017, foi realizado na Colômbia. O Superior Provincial e Presidente do Grupo Marista, Irmão Vanderlei Siqueira, disse que espera se integrar à cultura local, conhecendo uma nova vivência da identidade Marista. “Existe a expectativa de viver a cultura filipina, pelo fato de ser o segundo capítulo que acontece fora de Roma. Espero estar inserido em um espaço em que nós não estamos acostumados a conviver e a conhecer”.
As Filipinas são o 13º país mais populoso do mundo, com mais de 100 milhões de habitantes distribuídos em 7.641 ilhas. Mais de 85% da população é católica, segundo a Autoridade Estatística das Filipinas. Tagaytay está a 59 quilômetros da capital, Manila. A cidade tem cerca de 85 mil habitantes e a principal atividade econômica é a agricultura.
Discussões do Capítulo Geral
As discussões para o XXIII Capítulo Geral do Instituto Marista tiveram início na Assembleia Internacional da Missão Marista, realizada em 2024. Ali, definiu-se que os tópicos a serem abordados no capítulo seriam: educação evangelizadora; promoção e proteção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens; espiritualidade; participação; cuidado das relações familiares; cuidado da casa comum e cuidado integral.
O Irmão Miguel Fernandes, da PMBCS, considera que as temáticas são atuais, sensíveis e urgentes. “Precisaremos tratá-las com cuidado e responsabilidade para ‘apontar o caminho a seguir’ nos próximos anos como Instituto. […] tenho rezado, pedindo as luzes do Espírito Santo para que Ele nos ajude a entender os planos de Deus para esta obra que é d’Ele e que leva o nome de Sua Mãe Maria”, considera.
História dos Capítulos Gerais
A tradição dos Capítulos Gerais se iniciou em 1839, quando os Irmãos se reuniram para decidir quem presidiria o Instituto Marista após São Marcelino Champagnat, que estava com a saúde frágil. Desde então, os capítulos congregam Irmãos e lideranças religiosas de todo o mundo, a fim de definir regras para a vida marista e discutir os rumos da instituição.
Quer saber mais sobre as próximas discussões do XXIII Capítulo Geral do Instituto Marista? Acompanhe nosso blog.