A COP 30, maior conferência global sobre o clima, será realizada no Brasil, em Belém do Pará. Neste evento, o papel da Amazônia no equilíbrio ambiental do planeta estará no centro das discussões.
A escolha do Brasil, especialmente da Amazônia, destaca a urgência de proteger esse bioma. Afinal, ele é essencial para a regulação do clima e a preservação da biodiversidade.
Assim, de 14 a 26 de novembro de 2025, representantes de mais de 190 países se reunirão para propor soluções que enfrentem as mudanças climáticas e construam um futuro mais sustentável. Assim como a COP 30 busca avanços globais, nós reafirmamos nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação por meio de ações concretas em nossas Frentes de Missão.
>> Sustentabilidade: um compromisso para o ano inteiro
Entenda a importância da COP 30
A COP (do inglês “Conference of the Parties”, ou Conferência das Partes) é organizada anualmente pela ONU. Ela serve como um fórum global para tratar das mudanças climáticas. Durante o evento, líderes mundiais, cientistas, empresas e organizações da sociedade civil debatem soluções para reduzir emissões de gases de efeito estufa, proteger ecossistemas e mitigar os impactos das mudanças climáticas.
A edição de 2025 será histórica, pois será a primeira vez que a Amazônia sediará a conferência. Além disso, COP 30 será também um momento para o Brasil apresentar avanços na sua agenda ambiental e fortalecer o diálogo sobre o impacto social das mudanças climáticas.
Sustentabilidade no Grupo Marista
No Grupo Marista, a sustentabilidade corporativa e a responsabilidade social não são apenas valores, são práticas que orientam cada uma de nossas ações. Cuidar da Casa Comum é essencial para garantir o futuro do planeta, bem como reduzir as desigualdades sociais.
Nosso compromisso ambiental está estruturado em nossa Materialidade, estratégia que define as áreas prioritárias para reduzir impactos e promover mudanças positivas em nossas Frentes de Missão. Esses esforços estão alinhados aos objetivos globais da COP 30.
>> Está no ar o Relatório de Sustentabilidade 2023 do Grupo Marista
Materialidade com foco ambiental: como estruturamos nossas ações
A Materialidade representa os temas de maior impacto ambiental, social e de governança para a gestão de sustentabilidade em todo o Grupo Marista e para seus públicos de relacionamento.
Quatro áreas prioritárias compõem essa estratégia:
- Eficiência energética: investimento em tecnologias limpas para reduzir o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa.
- Gestão de resíduos: implementação de reciclagem, compostagem e logística reversa para minimizar o impacto ambiental.
- Redução de emissões de GEE: monitoramento contínuo e ações concretas para reduzir emissões em todas as operações.
- Educação ambiental: engajamento de colaboradores e comunidades para promover práticas mais conscientes e sustentáveis.
No primeiro trimestre de 2024, avançamos com a realização do diagnóstico da maturidade em ESG e qualificação da materialidade na FTD Educação e na PUCPR. Em seguida, iniciaremos o trabalho na frente de Saúde. Depois de realizar essas ações, daremos sequência ao projeto.
Cuidar do planeta é cuidar das pessoas
Acreditamos que a construção de um futuro sustentável começa com escolhas e ações responsáveis no presente. Alinhados aos objetivos da COP 30, seguimos firmes no compromisso de integrar sustentabilidade, inovação e solidariedade em todas as nossas Frentes de Missão.
Quer saber mais sobre nossas ações de sustentabilidade? Acesse o nosso Relatório de Sustentabilidade.