O Dia da Sustentabilidade é mais do que uma data no calendário. É um momento de reflexão sobre os desafios ambientais do nosso tempo e sobre a importância da ação coletiva em prol do futuro da nossa Casa Comum.
Alinhada aos princípios de São Marcelino Champagnat, a Sustentabilidade é um dos oito valores que guiam o posicionamento do Grupo Marista. Por isso, nos desafiamos a criar soluções inovadoras e responsáveis de conservação ambiental e de redução do impacto causado pelas nossas atividades. Assim, contribuímos ativamente para a longevidade do planeta.
Compromisso de valor
O comprometimento do Grupo Marista com o meio ambiente fica demonstrado em iniciativas presentes no dia a dia de cada uma das Frentes de Missão. São ações voltadas à gestão de resíduos, à eficiência energética e ao controle de emissões. Além disso, promovemos práticas de conscientização e educação ambiental das comunidades, tanto internas quanto externas.
Em nossa estratégia ESG, reconhecemos os impactos ambientais gerados pelas nossas atividades e a importância do fortalecimento de ações voltadas para a preservação do meio ambiente. Ano a ano, avançamos na busca por práticas mais modernas e adequadas para não apenas manter, mas aprimorar nossos padrões de sustentabilidade.
Gestão com eficiência
A gestão de resíduos é prioridade do Grupo Marista desde 2021, com gerenciamento completo, da geração até o descarte final. Os esforços envolvem diversas iniciativas, das mais simples, como o projeto Desperdício Zero (de conscientização nos espaços de alimentação da PUCPR, hospitais e Corporativo), às mais complexas e criteriosas.
Na Saúde, os Hospitais Universitário Cajuru e São Marcelino Champagnat obedecem a rigorosos critérios da legislação vigente, além das práticas recomendadas pelos selos de Acreditação JCI (Joint Commission International) e ONA (Organização Nacional de Acreditação). Adicionalmente, o complexo de Saúde conta ainda com uma Comissão especializada de Resíduos e Sustentabilidade, grupo instituído a fim de garantir a eficácia e conformidade com esses padrões.
Considerando o impacto das atividades do Parque Gráfico, a FTD Educação também dá atenção especial aos cuidados com a natureza. Em 2023, mais de 92% dos resíduos gerados foram encaminhados para reciclagem, totalizando 10,7 mil toneladas de materiais que deixaram de ir para os aterros. Também no ano passado a FTD economizou 85% no consumo de água e 50% de energia no processo industrial. Os números são resultado de práticas que visam mais eficiência energética e o uso otimizado de insumos e recursos naturais, como água e energia.
Responsabilidade social e ambiental
Outro destaque dos nossos esforços de sustentabilidade é encabeçado pela PUCPR. O projeto de reciclagem desenvolvido em parceria com a Recicapanema, da Vila Torres, encaminhou mais de 39 toneladas de recicláveis para a cooperativa em 2023. Com isso, colaborou com geração de renda para 15 famílias em situação de vulnerabilidade e reduziu o volume enviado para aterros. Pelo segundo ano consecutivo a iniciativa recebeu o Selo Sesi ODS, que reconhece boas práticas em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Juntamente com essa iniciativa, o trabalho geral desenvolvido pela Universidade na gestão dos resíduos culminou no encaminhamento de mais de 290 toneladas (70% do total produzido) para reciclagem, reutilização e recuperação durante o ano de 2023.
Nos hospitais, o volume de resíduos enviados para aterramento sanitário também vem caindo graças a uma iniciativa pioneira de logística reversa. Desde 2021, destinamos 7.665 kg de enxovais hospitalares para reciclagem têxtil e reaproveitamento na confecção de cobertores, revestimento automotivos, entre outros.
Sustentabilidade diária
O compromisso ambiental marca ainda a rotina de nossas unidades. Isso se dá por meio de ações voltadas à redução no consumo da água (com campanhas de conscientização, identificação e correção contínua de vazamentos e práticas de economia, como o uso de torneiras com temporizadores) e na busca constante por fontes alternativas e tecnologias limpas para reduzir o consumo de energia e mitigar as emissões de gases de efeito estufa. Aliás, a partir de 2024 temos como meta alavancar a implementação de novas ações dedicadas a essa agenda estratégica.
Celebrar o Dia da Sustentabilidade é parte do nosso compromisso sólido com o planeta: mais uma oportunidade para refletir sobre o nosso impacto e tomar medidas concretas para um futuro mais sustentável, justo e humano.
>> Conheça a fundo nossas iniciativas no Relatório de Sustentabilidade 2023