Anualmente, o Dia de São Marcelino Champagnat nos oferece uma oportunidade especial para refletir e celebrar a vida e missão do fundador do Instituto Marista.
Nascido na França em 1789, o padre Marcelino Champagnat dedicou sua trajetória à educação e à evangelização de crianças e jovens. E o fez convicto no entendimento de que transformar vidas passa pela solidariedade, o respeito mútuo e o senso de responsabilidade comunitária.
Para nós, Maristas de Champagnat, dar sequência a este legado é um exercício diário. Isso porque partilhamos dos valores de São Marcelino e da sua missão. Champagnat é fonte de inspiração para Irmãos, leigos, leigas e profissionais que se dedicam cotidianamente a promover a criação de um mundo mais humano a partir dos valores que partilhamos.
Valores Maristas: um legado de Champagnat
Em tudo o que fazemos, nos guiam a Solidariedade, o Espírito de Família, a Espiritualidade, a Presença Significativa, a Interculturalidade, o Amor ao Trabalho, a Simplicidade e a Sustentabilidade. E é a partir desses valores que damos continuidade aos ideais aprendidos com São Marcelino. Assim, comemorar a data é também oportunidade para valorizar as pessoas que dão continuidade ao sonho de Champagnat.
Falar sobre a importância deste dia para todos os Maristas, ademais, é reafirmar o compromisso com o legado de São Marcelino, que se mantém atual em face dos desafios do mundo de hoje. Desafios que necessitam do impacto positivo que dia a dia buscamos atingir seguindo o carisma de Champagnat.
Datas para celebrar São Marcelino
Além do 6 de junho, data que marca o falecimento de Champagnat, há outras datas que nos convidam a rememorar sua obra e missão. O dia 20 de maio, por exemplo, marca seu nascimento, no povoado de Rosey, na cidade de Marlhes, na França. Já o 18 de abril festeja sua canonização – evento que completou 25 anos em 2024.
Marcelino Champagnat foi proclamado santo em 1999 pelo Papa João Paulo II. Um marco importante não apenas para os Maristas de Champagnat, mas a toda a comunidade católica. Como afirmou Irmão Afonso Levis, um dos presentes no Vaticano naquela ocasião, “a partir da canonização, Champagnat não pertence mais somente aos Irmãos. Agora, como santo, ele pertence à Igreja, ao Povo de Deus”.
Você pode relembrar ou conhecer mais sobre este momento histórico no documentário sobre os 25 anos da canonização de São Marcelino Champagnat, realizado pela Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS).