Janeiro Branco: os cuidados para ter com a saúde mental

janeiro branco
Campanha nacional busca a conscientização das pessoas em torno da saúde mental

Em 2014, psicólogos de Uberlândia (MG) sugeriram a campanha nacional Janeiro Branco, com foco na saúde mental, justamente porque é neste mês que as pessoas estão mais empenhadas em cumprir com as resoluções de ano novo. Desde então, a iniciativa se espalhou, gerando engajamento por parte das pessoas e atendimento humanizado por parte dos profissionais, gerando impactos positivos na sociedade.

Neste ano, o mote da campanha do Janeiro Branco é: “A vida pede equilíbrio”. Afinal, com tantas situações movimentando a vida, é necessário que nenhuma delas esteja em descompasso. Isso requer uma atenção especial à família, aos amigos, ao trabalho e a todos os espaços sociais que a pessoa frequenta. Ou seja, cuidar da saúde mental e do bem-estar não é algo que você precisa fazer apenas na terapia ou na academia: é algo que requer atenção o tempo todo.

No ano passado, o relatório “World Mental Health Report”, elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mostrou que 14% dos adolescentes sofrem de problemas mentais. A doença atinge mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, necessitando de atenção da sociedade e atendimento humanizado desde as primeiras manifestações. Ou seja, campanhas como o Janeiro Branco são muito importantes para a sociedade.

Hábitos saudáveis para o bem-estar e a mente

1. Respeite o seu corpo

Acolher seus limites físicos e mentais é o primeiro passo para não deixar que eles superem você. Por isso, não seja tão duro consigo. Não busque aprovação dos outros, faça você mesmo seus elogios e suas parabenizações. Tenha calma e aceite que nem tudo está em suas mãos.

2. Mexa-se

Quando se fala em fazer atividades físicas, as pessoas costumam arranjar as mais variadas desculpas. Você não precisa treinar para ser um atleta, mas pode começar de leve a fazer exercícios agradáveis. Eles irão contribuir para a redução do estresse e para a melhora do humor. Por isso, descubra a atividade física ideal para você e aproveite ao máximo os seus benefícios.

3. Fortaleça os seus laços

O homem é um ser social. Por isso, esteja próximo das pessoas que você gosta e que lhe fazem bem. A família e os amigos ajudam a enfrentar os momentos difíceis e são o alicerce que todos precisam. Por isso, mande mensagens, faça videochamadas, marque um jantar, convide para uma caminhada, enfim, crie oportunidades para vocês trocarem afeto.

4. Reduza as mídias sociais

As mídias sociais podem nos aproximar de pessoas distantes, mas também podem mostrar um mundo perfeito que não existe. Isso pode ter impactos negativos na sua saúde mental e na sua autoestima. Ou seja, sempre que possível, reduza o uso do smartphone. Que tal começar desativando as notificações? Viva mais o mundo real!

5. Durma bem

O sono é reparador! Por isso, tenha bons hábitos noturnos, com ao menos 6 horas ininterruptas de sono. Ou seja, evite cafeína no começo da noite, desligue telas de TV e celular antes de dormir, privilegie um quarto silencioso e escuro e aproveite para repor as energias. A noite bem dormida faz bem para o corpo e a mente.

6. Tenha uma boa alimentação

Essa dica também é clichê, mas nunca sai de moda. A alimentação saudável fornece os nutrientes que seu corpo precisa para o bom funcionamento. Além disso, não deixe de ingerir bastante água ao longo do dia. Dessa maneira, você consegue que seu corpo e sua mente fiquem preparados para as correrias do seu dia a dia.

7. Relaxe e descanse

Ao longo do dia, busque momentos para dar uma pausa e respirar. Que tal praticar ioga? Ou meditação? Um descanso diário de 10 a 30 minutos é o suficiente para repor as energias e finalizar o dia com o humor mais elevado.

8. Dê um passo de cada vez

Se você já estiver em um quadro mais ansioso e depressivo, entenda que as dicas anteriores não precisam ser feitas todas ao mesmo tempo. Vá, aos poucos, enfrentando as dificuldades, para no final estar novamente bem com você mesmo. O primeiro passo pode ser o mais difícil, mas vai ser um dos mais recompensadores.

9. Procure um especialista

E nunca é demais reforçar: a terapia é para todos! Psicólogos, psiquiatras e terapeutas possuem o conhecimento técnico para ajudá-lo a compreender seus anseios. Por isso, marque uma consulta mesmo que você esteja se sentindo bem. O preconceito não pode ser maior que sua vontade de ser feliz.

Compartilhar este post

Mais Postagens