9 dicas para controlar a ansiedade no trabalho

ansiedade no trabalho
A ansiedade no trabalho pode atrapalhar o rendimento e até mesmo virar um quadro depressivo. Saiba como evitá-la agora mesmo.

A saúde mental se tornou uma das prioridades das empresas nos últimos tempos. Isso acontece porque a ansiedade no trabalho está cada vez mais frequente. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) revelou que 52% dos profissionais do país sofrem de ansiedade quando estão trabalhando. Porém, é possível controlar a tensão com algumas dicas.

A mesma pesquisa apontou que 89% dos colaboradores acreditam que a falta de empatia é um dos principais causadores da ansiedade. Ou seja, esse é um problema que deve ser encarado pelos líderes e gestores com urgência. Afinal, a ansiedade afeta a produtividade do profissional e pode levar ao seu desligamento da empresa.

No ambiente corporativo, várias situações podem desencadear a ansiedade. A queda na produtividade, o aumento do volume de trabalho e colegas grosseiros são alguns dos gatilhos. Além disso, a ansiedade no trabalho pode virar um quadro depressivo mais grave. 

Controlando a ansiedade no trabalho

Para começar, a ansiedade não pode ser ignorada. Saber que ela existe e buscar maneiras de tratá-la são comportamentos que todos devem adotar o quanto antes. Siga as dicas abaixo para conseguir superar a ansiedade no trabalho:

1. Não fique limitado

A ansiedade não deve definir quem é você ou o que você pode fazer. É comum que muitas pessoas fiquem mais reclusas por receio de ter uma crise de ansiedade em público. Assim, o ideal é viver sem medo e estimular os variados sentimentos. Dessa maneira, a ansiedade poderá ser vista como algo mais natural.

2. Não tente esconder a ansiedade no trabalho

A ansiedade é uma resposta natural ao estresse. Por isso, quanto mais tentar sufocá-la, mais ela irá crescer. Assim, deixe-a fluir, tentando compreender quais os gatilhos que a despertaram. Compreender a própria ansiedade é o caminho para que ela passe mais rapidamente.

3. Pratique atividades prazerosas

Seus hobbies são seus aliados na luta contra a ansiedade. Atividades ao ar livre costumam melhorar o humor e inibir quadros ansiosos. Por isso, após o trabalho, busque momentos para se conectar consigo mesmo e pratique exercícios que lhe conectam com o mundo e com as outras pessoas.

4. Pratique o autocuidado

Depois que você começa a entender sua ansiedade, poderá evitar situações que normalmente a desencadeiam. Além disso, tenha um bom ritmo de sono e uma alimentação balanceada. Afinal, um corpo em boa sintonia irá refletir em uma mente mais equilibrada.

5. Faça uma pausa

A ansiedade pode ser bastante limitante. Quando ela surgir no trabalho, dê uma pausa para a cabeça e tente arejar o cérebro. Dar uma pequena caminhada, respirar ar puro e tentar não pensar nos problemas são formas de afastar a ansiedade quando ela estiver surgindo.

6. Pratique a meditação

A meditação é uma excelente maneira de se desconectar do mundo e dos problemas. Assim, sua mente consegue ficar mais calma. Para isso, busque técnicas de meditação e ioga que ajudem a melhorar a concentração e a impedir que a ansiedade se torne um problema.

7. Procure um especialista

A ansiedade é uma resposta natural do corpo. Mesmo assim, ela não pode se tornar frequente. Então, não tenha medo de procurar um psicólogo ou psiquiatra. Afinal, esses profissionais podem ajudar você a compreender os gatilhos da sua ansiedade e também a controlar essas variações.

8. Converse com seu supervisor

As empresas têm compreendido cada vez mais a importância da saúde mental. Por isso, caso esteja passando por um quadro de ansiedade, não se sinta mal de falar com seu supervisor sobre a situação. 

9. Evite a sobrecarga

Conheça seus limites. Ou seja, não tente abraçar o mundo todo com seu trabalho. Evite prometer entregas que talvez não consiga cumprir. Se possível, tente negociar prazos e saiba elencar as prioridades.

Compartilhar este post

Mais Postagens