Como cumprir as metas de ano novo?

Escrivaninha com pessoa escrevendo metas de ano novo em um caderno
O efeito do recomeço faz com que muitas pessoas busquem hábitos mais saudáveis, mas nem sempre é fácil mantê-los durante todo o ano

Quantas promessas de ano novo você fez para 2023? Melhorar nos estudos e começar exercícios físicos são duas das mais comuns, mas nem sempre é fácil cumpri-las. Até a ciência já tentou compreender esse nosso comportamento. E o melhor de tudo é que os estudos trouxeram dicas de como realizar as metas ao longo dos próximos meses.

Além disso, esse comportamento é chamado de “efeito do novo começo” ou “efeito do recomeço” pelos cientistas. Ele está ligado também às resoluções estabelecidas em outras datas. Por exemplo, as segundas-feiras, que dão essa sensação de iniciar de novo, com possibilidade de fazer coisas diferentes.

O psicólogo e professor americano John C. Norcross estudou as resoluções de ano novo por décadas. Ele descobriu que 75% das pessoas mantêm as promessas até o fim da primeira semana de janeiro. Esse índice cai para 71%, na segunda semana, e chega a 64%, no fim do primeiro mês. Ao término do primeiro semestre, apenas 46% das pessoas ainda estão firmes com seus propósitos.

“Falhei, e agora?”

Calma, quebrar uma promessa de ano novo não é o fim do mundo. Afinal, a maioria das pessoas faz isso, mesmo que não intencionalmente. Por isso, o psicoterapeuta americano Jonathan Alpert reduziu a três os principais empecilhos para o cumprimento dessas decisões.

O primeiro deles é a falta de especificidade. Ou seja, prometer “mais exercícios físicos” ou “perder peso” pode ser um problema, já que são metas que não podem ser mensuradas. Que tal estipular algo mais concreto? Defina o peso a ser perdido ou a frequência de exercícios a ser feita. Montar um cronograma auxilia nesse processo.

Tente focar em promessas positivas. Não diga “vou ler mais livros”, prefira algo na linha “vou ler cinco livros até junho” – veja maneiras de incentivar a leitura. Esse reforço positivo contribui para o sucesso da missão. Por fim, pense em metas individuais e que você realmente queira cumprir. Ou seja, nada de prometer mudanças apenas para agradar os outros, pois elas serão as primeiras a serem abandonadas.

Seja persistente com as promessas de ano novo

O “efeito do recomeço” pode ser estendido por mais do que alguns dias ou semanas. O ideal é que ele perdure o ano todo para que seja possível colocar tudo em prática. Mesmo assim, é comum que uma resolução ou outra acabe negligenciada. 

Uma boa tática para evitar que isso aconteça se chama 30/30. Funciona assim: você deve dedicar 30 minutos do seu dia para algo que está há mais de 30 dias na sua lista. Isso é ótimo para trabalhos pendentes ou metas que levam mais tempo para serem concluídas. 

O mais importante é compreender que as resoluções de ano novo podem, sim, ser cumpridas com mudança de hábitos. E também, lembre-se da teoria do psicólogo e cirurgião plástico Maxwell Maltz de que são necessários, no mínimo, 21 dias para criar um novo hábito. A perseverança é a chave para o sucesso!

Compartilhar este post

Mais Postagens