Mês do Compliance reforça a importância da ética e integridade no dia a dia

Por meio de conduta ética e integridade corporativa evidenciamos nosso comprometimento com uma sociedade melhor para todos.

A palavra compliance tem origem no inglês, do verbo to comply. Significa agir de acordo com uma regra, instrução, comando ou pedido. Para nós do Grupo Marista, estar em compliance é mais do que estar de acordo com as leis. É, também, agir e trabalhar conforme nossos valores.

É por meio da conduta ética e da integridade corporativa que evidenciamos nosso comprometimento com os valores centrais que permeiam nossas ações: Sustentabilidade, Solidariedade, Amor ao trabalho, Simplicidade, Espírito de Família, Interculturalidade, Presença significativa e Espiritualidade.

Somos uma instituição focada no ser humano. Assim, o comportamento ético está intrinsecamente ligado à nossa missão, tanto numa dimensão individual quanto na perspectiva comunitária. Afinal, se somos melhores pessoas, contribuímos para a sociedade.

E por entendermos que nossas ações são integradas, o nosso Programa de Compliance atua para balizar as relações diárias. Ele aponta os caminhos para uma convivência harmoniosa, ética e produtiva, mas também transparente e motivadora das transformações positivas que buscamos em nossos ambientes de trabalho e na sociedade como um todo.

Mês do Compliance

Para dar ainda mais visibilidade à importância da ética no dia a dia, a Diretoria de Riscos e Compliance (DARC) do Grupo Marista realizou uma série de atividades durante o mês de maio. Foram duas as principais iniciativas: o jogo “Ética ao Cubo” e o “Mercado da Integridade”.

O primeiro reuniu perguntas sobre integridade e ética em um dado lançado pelos colaboradores. O participante deveria, então, responder a questão presente na face voltada para cima para concorrer a brindes.

Na segunda ação, foram montados pequenos estandes para a venda de guloseimas. No Mercado da Ide, cada consumidor deveria pagar de modo autônomo, sem a presença de um operador de caixa. Ao final do Mês do Compliance, a DARC vai contabilizar o montante arrecadado em comparação à quantidade de produtos efetivamente consumidos.

Na avaliação do presidente do Grupo Marista, irmão Vanderlei Siqueira, é um exercício simples, mas poderoso. “Reflete a essência do comportamento ético, baseada na ideia de se fazer o que é certo mesmo quando não somos vigiados”, resume.

>>Top Employer: Grupo Marista é destaque em ética e integridade

Compartilhar este post

Mais Postagens