A educação é uma área em constante evolução. Embora o conteúdo programático não tenha passado por mudanças muito significativas ao longo dos anos, existem diversas maneiras diferentes de ensiná-lo. As tendências da educação para 2023 mostram que as novas tecnologias se tornarão cada vez mais aliadas dos professores dentro das salas de aula.
Porém, as tendências da educação não param por aí. Hoje em dia, o mercado de trabalho busca profissionais que tenham desenvolvido suas habilidades socioemocionais juntamente com a formação técnica. Assim, cabe às escolas adaptarem suas rotinas para auxiliar os alunos nesse desenvolvimento.
O papel dos educadores continuará sendo o de nortear os alunos rumo ao conhecimento. Porém, será preciso continuar se atualizando para que as novas técnicas de ensino façam parte do dia a dia desses profissionais.
Tendências da educação para 2023
1. Gamificação
A gamificação é um método de ensino que se apropria da dinâmicas dos jogos e dos videogames para transformar o ensino em algo mais lúdico. Dessa maneira, a atenção é mais plena e o engajamento dos estudantes é maior. Assim, o resultado é um conhecimento mais enraizado do assunto exposto.
2. Nanoaprendizagem
As crianças e os adolescentes de hoje em dia estão acostumados com conteúdos rápidos e curtos. Assim, esses conceitos estão sendo inseridos na educação. Na nanoaprendizagem, os conteúdos são ministrados em pequenas cápsulas de conhecimento. Eles vão direto ao ponto, a fim de reter a atenção do estudante.
3. Ensino personalizado
O Novo Ensino Médio já é uma realidade aqui no Brasil. Com ele, os estudantes escolhem as áreas de conhecimento que irão se aprofundar. Isso segue a tendência do ensino personalizado, em que o conteúdo é pensado para as especificidades de cada aluno. Assim, crianças e adolescentes sentem que os professores estão com foco individual neles, aumentando o engajamento e, consequentemente, o aprendizado.
4. Habilidades socioemocionais
Atualmente, o mercado de trabalho valoriza cada vez mais as soft skills. Como o nível técnico dos profissionais está bem elevado, são essas características que se tornam diferenciais. Por isso, nas escolas, questões como criatividade, empatia, resiliência, trabalho em equipe, comunicação e ética se tornarão muito mais frequentes.
5. Ensino digital
As novas tecnologias prometem revolucionar o ensino nos próximos anos, mas, desde já, é possível ter algumas ideias de como elas irão funcionar. Isto é, a realidade aumentada (RA), a realidade virtual (RV), o metaverso e a inteligência artificial (IA) vão deixar o aprendizado muito mais imersivo e personalizado.