5 dicas para escolher a escola ideal para seu filho

escola ideal
Qualidade do material didático e dos espaços da escola devem ser colocados na balança. Confira alguns pontos de atenção que podem ajudar na decisão.

Com o ano chegando ao fim, os pais são tomados por uma nova preocupação: qual a escola ideal para a criança? Escolher uma nova instituição de ensino não é uma tarefa fácil, mas também não precisa ser uma dor de cabeça. Afinal, é preciso sentir confiança na escolha da educação infantil, já que é o futuro da criança que está em jogo.

Muitas vezes, os pais acabam se decidindo pela proximidade da escola e pela questão financeira. Porém, há muitas outras questões relacionadas ao ensino que devem ser levadas em consideração na hora da decisão. Dessa maneira, é possível optar pelo melhor método de ensino para a criança, de acordo com suas necessidades.

Também é importante considerar pontos que vão além das salas de aula. É preciso colocar na balança questões como laboratórios, quadras esportivas, aulas de reforço, atividades complementares e diversos outros aspectos. Por isso, confira alguns dos principais pontos a serem avaliados na escolha da escola ideal para seu filho.

O que considerar para escolher a escola ideal?

“A família deve estar atenta a fatores como metodologia aplicada, processo educativo, estrutura física, espaço verde e qualidade do mobiliário”, explica a orientadora pedagógica do Colégio Marista Paranaense, Aline Cabrera Paraíso. 

Por isso, anote as cinco principais dicas da especialista:

1. Modelo de ensino

O relacionamento entre os pais e a escola deve ser harmonioso. Por isso, buscar instituições que tenham princípios e valores semelhantes é essencial. Dessa maneira, evita-se conflitos. Assim, a família se sentirá mais motivada a participar do processo de formação da criança.

2. Qualidade do ensino

A experiência da escola e dos professores deve ser colocada na balança na hora da escolha. Quanto mais qualificados eles forem, melhor será a educação da criança. Aulas complementares, projetos de formação e cursos de línguas e artes também entram neste quesito. Tudo isso deve ser entregue com qualidade pela escola, a fim de garantir a melhor educação infantil possível.

3. Material didático

O material utilizado para ensino, incluindo sua linguagem, deve receber a atenção dos pais. Assim, compreender se o material didático é atualizado e se ele estimula o raciocínio e a criatividade são pontos fundamentais na hora da decisão. Para a educação infantil, também é recomendado visitar a escola e ver os trabalhos expostos em sala de aula por outros alunos. Essas ações ajudam a ter uma imagem de como a instituição funciona no dia a dia.

4. Espaços externos

Por saberem que o ensino não ocorre apenas dentro da sala de aula, recomenda-se que os pais também confiram quadras esportivas, parquinhos e demais espaços externos. Eles são palco da convivência social das crianças e precisam ter qualidade e segurança. Além disso, confira a área verde da escola. Afinal, o contato com a natureza é extremamente importante para o desenvolvimento infantil.

5. Ambientes internos

Espaços como salas de aula, laboratórios, biblioteca e banheiros também devem ser examinados. Eles precisam ser limpos, organizados, arejados, iluminados e com mobiliário adequado. Afinal, as crianças passam boa parte do dia na escola. Por isso, quanto maior for a qualidade do ambiente, mais elas se sentirão felizes.

Compartilhar este post

Mais Postagens