HQ da FTD Educação integra projeto da maior rede mundial de conservação da natureza

hq da ftd
“Mapinguari” mostra uma lenda amazônica e aborda temas como cultura indígena, proteção ambiental e folclore nacional.

Uma parceria inédita entre a FTD Educação e a WWF-Brasil promove uma história em quadrinhos sobre seringueiros da Amazônia. A obra, chamada “Mapinguari”, foi criada por André Miranda e Gabriel Góes e aborda temas como cultura indígena, proteção ambiental e folclore nacional.

O mapinguari é uma figura mitológica das regiões amazônicas do Brasil e da Bolívia que se assemelha a uma preguiça-gigante. Na HQ, a figura se apresenta como um símbolo dos mistérios que envolvem o progresso, que incendeia e destrói a floresta. O personagem principal, José, retorna à sua terra natal, no interior do Acre, e lida com dilemas relacionados à juventude e ao meio ambiente.

A graphic novel foi escrita por André Miranda, diretor de fotografia e roteirista de cinema, e ilustrada por Gabriel Góes, quadrinista e artista plástico. Nesta nova edição, publicada pela FTD e pela WWF, a obra ganha cores, que entregam ainda mais camadas e dimensões à história.

“A HQ Mapinguari consegue um feito: aborda grandes temas do nosso tempo – a desigualdade social no campo e na cidade, as formas sustentáveis de economia, a relação do país com seus povos indígenas – em um enredo absolutamente literário”, comenta Bruno Rodrigues, editor de texto da FTD Educação.

“Mapinguari” aborda temas regionais de relevância nacional

Da floresta para a sala de aula

No ano passado, a HQ “Mapinguari” foi integrada ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), voltado às escolas públicas de todo o país. A escolha se deu porque a obra tem potencial para ampliar o repertório linguístico dos estudantes, bem como apresentar temas de pertinência nacional.

“A aprovação da ‘Mapinguari’ pelo PNLD é um passo muito importante para a obra chegar à comunidade escolar. Por meio da obra, professores, estudantes e suas famílias conhecerão o modo de vida e os desafios enfrentados pelos povos da floresta”, afirma Gabriela Yamaguchi, diretora de engajamento do WWF-Brasil.  

Neste ano, a obra também foi selecionada como um “Presente com propósito”, pela WWF-Brasil. Na lista, estão incluídos absorventes reutilizáveis, calendário, shampoos e HQs que abordam a sustentabilidade e a defesa dos povos originários do Brasil.

Compartilhar esta Novidade

Mais Novidades