Como parte da jornada ESG, o Grupo Marista lançou no mês de setembro a campanha GerAção ESG. A iniciativa voltada às pessoas colaboradoras do Corporativo e das Frentes de Missão tem como objetivo ser um convite à transformação. A proposta é gerar senso de pertencimento, conscientização e integração em relação à sustentabilidade.
O Grupo Marista visa, sobretudo, promover a responsabilidade compartilhada. Cada pessoa colaboradora pode ser protagonista de pequenas atitudes que geram grandes impactos.
Além disso, a intenção é dar visibilidade interna aos 32 projetos transversais e proprietários que materializam a agenda ESG dentro da organização.
Ao longo dos próximos meses, conteúdos, experiências presenciais e espaços de diálogo irão aproximar ainda mais aqueles que estão na linha de frente da missão Marista aos conceitos sustentáveis tornando-os ainda mais presentes no cotidiano
Conexão com os ODSs
O GerAção ESG se desdobra nos três eixos que compõem a agenda global: Ambiental, Social e Governança. No eixo ambiental, iniciativas como a transição energética, a redução de resíduos sólidos, a eficiência hídrica e o plano de ação climática colocam a sustentabilidade no centro das operações.
No eixo social, ganham destaque o compromisso em reduzir desigualdades, ampliar o acesso à saúde e à educação, promover diversidade e inclusão e fortalecer a gestão de impacto social. Já em governança, o foco está na integração da cultura ESG, no cumprimento de compromissos globais e na geração de valor compartilhado com fornecedores.
Todos os projetos, tanto os transversais – que integram as Frentes de Missão – quanto os proprietários, dialogam diretamente com os ODSs, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Essa conexão reafirma a responsabilidade institucional em contribuir para os desafios globais.
Engajamento
Para que o ESG alcance as equipes, o Grupo Marista estruturou uma estratégia que prevê conteúdos específicos para cada um dos três eixos, com desdobramentos em diferentes canais. Além disso, ações imersivas serão realizadas em diferentes ambientes por meio do Circuito ESG.
Esse espaço interativo contará com três estações: a primeira apresenta o conceito de forma animada; a segunda convida os participantes a testarem seus conhecimentos por meio de um quiz; e a terceira promove uma experiência simbólica, na qual colaboradores registram compromissos pessoais com o futuro sustentável.
A partir dessas ações, a expectativa é um fortalecimento cultural, que exalta o protagonismo das pessoas colaboradoras e estimula o alinhamento de propósito, impacto social e sustentabilidade.