Retrospectiva: os destaques do Grupo Marista em 2025

Ao longo do ano, o Grupo Marista avançou em suas Frentes de Missão, fortalecendo o cuidado com as pessoas, a educação e a atuação institucional.

O ano de 2025 se encerra deixando marcas importantes na trajetória do Grupo Marista. Ao longo do período, ações foram realizadas em todas as Frentes de Missão, reafirmando nosso compromisso com as pessoas, a inclusão e a qualidade dos serviços prestados.

Confira a nossa retrospectiva, com alguns dos principais destaques do ano em cada frente de atuação.

Retrospectiva do Grupo Marista

Em 2025, o Grupo Marista recebeu, pela sexta vez consecutiva, o selo Top Employer, concedido pelo Top Employers Institute. A organização reconhece boas práticas de gestão de pessoas, cuidado com os colaboradores, promoção da inclusão e incentivo ao desenvolvimento profissional. 

Outro destaque do ano foi o lançamento da Rosey Ventures, Corporate Venture Capital do Grupo Marista. A iniciativa amplia a atuação institucional por meio de investimentos em projetos de inovação nas áreas de saúde e educação, a fim de conectar iniciativas a um ecossistema com experiência acumulada, conhecimento técnico e valores maristas.

Em 2025, também foi estruturado o Projeto Rueda, o planejamento estratégico do Grupo Marista para o ciclo 2026-2030. Construído coletivamente, com a participação de todas as frentes, o projeto consiste em diretrizes e metas para os próximos cinco anos. 

FTD Educação

A FTD Educação ampliou sua presença no país com a inauguração de dois hubs educacionais, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os espaços foram pensados para promover encontros, trocas e experiências entre educadores, parceiros e comunidades escolares.

No campo pedagógico, houve a renovação do Sistema de Ensino, a atualização do portfólio de livros didáticos e avanços na plataforma Iônica, o ambiente digital da marca, que integra estudantes, famílias, professores e gestores.

Ao longo do ano, a FTD também foi reconhecida no Prêmio Top Educação, que aponta as marcas mais lembradas do setor. A premiação foi recebida em quatro categorias: Sistema Didático para Rede Privada (FTD SE); Livros Didáticos de Idiomas (Stanford); Brinquedos Educativos (Zoom Education); e Educação Financeira (Oficina das Finanças).

PUCPR

Em 2025, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná reafirmou sua missão educativa ao ultrapassar a marca de 48 mil estudantes. A universidade manteve posições de destaque em rankings de educação superior, figurando entre as três melhores do país no Ranking Universitário Folha e na classificação da Times Higher Education.

Além disso, a Escola de Medicina e Ciências da Vida recebeu dois prêmios Aspire Awards, concedidos pela Associação Europeia de Educação em Saúde (AMEE), nas categorias Ensino Mediado por Tecnologia e Responsabilidade Social. As conquistas nestas duas categorias foram inéditas para o ensino superior brasileiro.

Saúde

Nos hospitais Universitário Cajuru (HUC) e São Marcelino Champagnat (HSMC), o cuidado esteve no centro das ações em 2025 e a qualidade assistencial de ambas as unidades foi reconhecida. Os dois hospitais receberam o prêmio Mais Saúde Topview: o Cajuru na categoria Hospital Público e o São Marcelino Champagnat na categoria Hospital Privado.

Além disso, as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de ambos os espaços ficaram entre as melhores do país, de acordo com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).

O Hospital São Marcelino Champagnat também recebeu o Selo de Excelência em Compliance, concedido pela Anahp durante o Congresso Nacional de Hospitais Privados. Já o Hospital Universitário Cajuru conquistou a acreditação ONA nível 3, o mais alto grau concedido pela Organização Nacional de Acreditação no Brasil.

Centro Marista de Defesa da Infância

Em 2025, o Centro Marista de Defesa da Infância (CMDI) completou 15 anos de atuação. Ao longo de sua trajetória, o Centro promove a proteção integral e a defesa de direitos de crianças e adolescentes por meio do diálogo, da participação em espaços de deliberação e da produção de conhecimento.

Neste ano, o CMDI marcou presença em espaços de representação, como o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), e em grandes eventos, como a Bett Brasil e o Educa Week.

Aprendizados

Para além do impacto social do trabalho realizado pelo Grupo Marista em 2025, as experiências deste período apontam caminhos para os próximos anos, sustentados pela identidade marista e pelo propósito de cuidar da educação e das pessoas. 

Compartilhar este post

Mais Postagens