A importância de dizer “não” no trabalho com educação e gentileza

dizer não no trabalho
Entenda a melhor forma para negociar tarefas, prazos e novas demandas

Provavelmente, você já sentiu vontade de dizer “não” em algum momento no trabalho. Porém, nem sempre esse desejo se torna realidade. Assim, você acaba tendo que cumprir uma tarefa que não gostaria de fazer ou até mesmo não poderia, por falta de tempo hábil ou de recursos. Mas, sabia que tem como recusar algo de maneira educada mesmo para o seu supervisor?

Inclusive, negar alguma demanda pode mostrar a sua personalidade, fortalecendo os laços interpessoais. Entretanto, nem sempre é fácil dizer “não” no trabalho. Muitos sentem medo ou receio de como a negativa será encarada pelos superiores. Ainda assim, existem situações em que é necessário falar a verdade. Lembre-se: ser prestativo ainda é uma característica muito valorizada, mas ser responsável com as demandas também é.

Por exemplo, em momentos de sobrecarga é importante valorizar a saúde mental. Recusar uma grande demanda adicional faz com que você consiga entregar as tarefas atuais com qualidade, sem comprometer a sua cabeça. A síndrome de burnout tem crescido justamente porque as pessoas estão atuando no limite.

Quando dizer “não” no trabalho?

Muita gente não sabe recusar novas demandas justamente porque tem medo de como isso pode soar. Porém, diversas situações podem ter uma resposta negativa, tais como:

  • Demandas com prazos irreais.
  • Algo que não está sob sua alçada.
  • Algo que você sabe que dará errado da maneira que foi solicitado.
  • Quando você já está lotado de tarefas.
  • Quando a demanda parece irrelevante.

Por isso, ao dizer “não” de maneira educada, você acabará mostrando responsabilidade com seu trabalho e também o espírito de liderança que sabe priorizar as demandas. Assim, a confiança de seu supervisor sobre você pode inclusive aumentar. Porém, vale destacar que não é para dizer “não” para tudo: é importante justamente saber a hora certa para isso.

Dicas para dizer “não” no trabalho

A palavra “não” é muito ligada à negatividade. Por isso, muitas pessoas sentem dificuldade em dizê-la no ambiente de trabalho. Porém, isso deveria mudar. Steve Jobs, um dos criadores da Apple, certa vez disse: “Focar é dizer não”. Ou seja, é preciso recusar algumas demandas para poder priorizar as tarefas atuais. Agora, se é algo que só você sabe fazer ou que é urgente, basta conversar sobre as prioridades antes de assumir a nova demanda.

Para isso, é preciso conhecer os próprios limites. Saiba reconhecer se você dará conta de entregar a tarefa e não tenha medo ou vergonha de recusar algo ou pedir ajuda. Dessa maneira, você irá aceitar apenas aquilo que conseguirá entregar com a mesma qualidade de sempre. Veja algumas dicas sobre como dizer “não”:

1. Peça um tempo para pensar

Dizer “não” no trabalho, sem ao menos pensar na proposta, pode ser visto como má-vontade. Por isso, sempre que possível, peça um tempinho para avaliar o pedido. Avise que sua agenda está cheia e pergunte sobre a urgência da demanda. Dê um retorno o mais breve possível, mesmo que seja para confirmar que não conseguirá realizar a tarefa.

2. Trabalhe com positividade

Para evitar a carga negativa da recusa, comece agradecendo a oportunidade. Mostre que você gostaria de executar a demanda, mas que você, infelizmente, não poderá nesse momento.

3. Explique seus motivos

Ao dizer “não” no trabalho, procure deixar claro o que levou a isso. Ou seja, mostre sua agenda e suas próximas tarefas, inclusive com os prazos de entrega. Assim, vai ser possível compreender que você está sobrecarregado.

4. Seja claro e assertivo

Ao dizer “não”, é preciso ser bastante transparente. Não tente remediar a situação ou postergar a decisão para muito tempo depois. O ideal é que fique claro para ambas as partes que você não poderá executar a tarefa. Vale aquele velho ditado: “O combinado não sai caro”.

5. Ofereça uma solução

É possível recusar uma demanda por meio de um olhar diferenciado para ela. Ou seja, indique soluções que não demandem do seu tempo. Inclusive, você pode recomendar um colega de trabalho para a tarefa. Ou, quem sabe, negociar o prazo para que você mesmo possa executá-la.

6. Pratique a empatia

Se um colega está sempre solicitando algo, talvez ele esteja sobrecarregado e não saiba como falar. Por isso, entenda que sua recusa também pode gerar frustração. Assim, busque maneiras de compreender o que ele precisa. Além disso, sempre fale sobre suas expectativas, tanto com seus colegas quanto com seus superiores.

7. Esteja preparado para feedbacks negativos

Por mais educado que você seja, nem sempre a outra pessoa vai receber a recusa de maneira positiva. Assim, esteja preparado para reclamações ou comentários ruins, mas entenda que isso tem mais a ver com a frustração da pessoa que recebeu a negativa do que diretamente sobre você.

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