O 13 de novembro marca o Dia Mundial da Gentileza. Criado nos anos 1990 em Tóquio, Japão, a ideia da data é incentivar todos a realizarem ações gentis e, com isso, impactar na construção de um mundo melhor.
Com os dias cada vez mais atarefados e estressantes, é comum se esquecer do próximo e ficar focado somente em si. Mas o simples ato de segurar a porta do elevador para alguém já é um bom começo para melhorar o dia desta pessoa. Assim, o bom convívio com os outros melhora nosso humor.
E a ciência confirma. Interações como esta estimulam a liberação de dopamina, o neurotransmissor do bem-estar. Por isso a gentileza e a bondade nos transmitem uma sensação de relaxamento. Juntas elas são parte fundamental de qualquer relacionamento saudável.
No Grupo Marista seguimos o exemplo de Maria e São Marcelino Champagnat, por isso sabemos do poder que a bondade tem e sempre incentivamos ações gentis. A filantropia, a generosidade, a humanidade e outras atitudes estão presentes dentro de todas as nossas Frentes de Missão.
Pequenas gentilezas fazem a diferença
Acreditamos que a gentileza gera gentileza. Então, por que não aproveitar para incluir mais ações bondosas no seu dia a dia?
Comece com pequenos gestos:
- Ao encontrar alguém, cumprimente, seja educado, sorria, e escute com atenção o que lhe falam.
- Quando estiver fora de casa, junte o lixo que está no chão e ceda o lugar no transporte para quem tem mais preferencia.
- No seu cotidiano seja paciente, ajude quem precisa, compartilhe com quem não tem e doe o que não te serve mais.
Se tudo isso já faz parte do seu dia a dia, que separar um momento do seu dia para se dedicar ao próximo? A doação de sangue, por exemplo, é um processo simples que salva muitas vidas. Uma única bolsa de sangue pode beneficiar até 4 pessoas. Procure o Hemocentro mais próximo e se informe.
O trabalho voluntário também é uma ótima ação. Em qualquer área de atuação, ele impacta positivamente na vida das pessoas. A plataforma Farol1817 tem um curso sobre voluntariado hospitalar ministrado por Nilza Maria Brenny, coordenadora do voluntariado da área da Saúde Marista desde 2006.
E você, está pronto para colocar mais gentileza no seu dia a dia?