A educação infantil inclui o ensino de disciplinas como matemática, língua portuguesa e ciências. Entretanto, a escola tem um papel ainda mais importante na vida das crianças. Afinal, ela ajuda a moldar seu comportamento e seu caráter. Por isso, compreender quais são as habilidades socioemocionais e como desenvolvê-las é um direito das crianças.
As habilidades socioemocionais são aquelas que envolvem o lado emocional e psicológico das pessoas. Por isso, elas são essenciais para o convívio em sociedade e podem ser estimuladas na educação infantil. Além das escolas, os pais e familiares também atuam no desenvolvimento dessas competências desde o nascimento da criança.
Boa parte dessas habilidades socioemocionais dizem respeito ao entendimento e à administração dos próprios sentimentos. Ou seja, quanto mais cedo a pessoa for estimulada a compreender seus limites e suas necessidades, mais ela vai se tornar um adulto responsável e consciente.
Quais são as habilidades socioemocionais?
A lista de habilidades socioemocionais incluem competências de autocuidado, autodesenvolvimento, relacionamentos e responsabilidades. Entre as principais habilidades estão:
- identificar e administrar os próprios sentimentos;
- ter autocontrole;
- construir relacionamentos saudáveis;
- poder de resolução de conflitos;
- poder de decisão;
- saber lidar com adversidades;
- ter autoestima, confiança e resiliência;
- pensar positivamente;
- reconhecer sobrecargas mentais.
Porém, nem sempre é possível ser eficaz em todas essas habilidades. Por isso, praticar exercícios para desenvolvê-las faz parte do aprendizado para se tornar um adulto completo e responsável. Assim, os educadores podem levar ferramentas para a sala de aula com foco em estimular essas competências junto aos alunos de todas as idades.
O papel da escola no desenvolvimento das habilidades socioemocionais
As habilidades socioemocionais na escola devem ser desenvolvidas desde cedo. Por isso, os educadores precisam incluí-las nas atividades diárias da educação infantil. Em alguns países, existem até mesmo disciplinas focadas nessas competências. Por exemplo, na Irlanda, ela é chamada de Desenvolvimento Pessoal e Compreensão Mútua; já na Escócia, é conhecida como Saúde e Bem-Estar.
Independentemente do nome dado ou se é uma disciplina à parte, as habilidades socioemocionais podem estar presentes em diferentes momentos da educação infantil. O estímulo ao trabalho em grupo é uma forma de promover a socialização dos alunos. Contudo, essa não é a única forma.
Que tal começar o dia com as crianças escolhendo um emoji que as represente? Assim, o educador e os coleguinhas saberão como elas estão se sentindo naquele dia. Também é possível incluir exercícios de mindfulness, respiração e concentração antes das atividades escolares iniciarem.
Acolhimento e respeito
Para a resolução de conflitos, os professores podem utilizar a técnica da dramatização. Ao colocar o aluno em outro papel, ele vai acabar tendo que pensar como outra pessoa. Isso pode desenvolver a empatia e a compreensão do outro.
No entanto, algumas crianças são mais acanhadas. Que tal estimular uma escrita reflexiva? Separar um momento do dia para os alunos escreverem um diário das emoções pode ser uma maneira de olharem um pouco mais para si mesmos. Agora, se eles gostam de conversar, transforme isso em um momento próprio. Isto é, crie a “Hora do Bate-Papo”, em que eles podem conversar sobre o que quiserem.
Para desenvolver a autoestima, faça exercícios em que as crianças apontem suas próprias fortalezas bem como os pontos fortes de seus colegas. Assim, a crítica construtiva estimula a própria percepção das suas qualidades. Outra ideia é promover a socialização com turmas de alunos mais novos ou mais velhos, mostrando que o respeito por todos é necessário para uma sociedade mais acolhedora.
Ou seja, as atividades para desenvolver as habilidades socioemocionais na escola podem ser as mais variadas. O mais importante é o educador estimular o respeito e a compreensão, promovendo que seus alunos também tenham esses comportamentos.