O Natal é um momento especial. É tempo de reflexão e renovação da fé, dos nossos compromissos, bem como dos votos de um futuro próspero. Como todos os anos, o Grupo Marista se une à mensagem da Campanha de Natal da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), que neste ano traz como lema “Tempo de esperançar”. A campanha busca sensibilizar a comunidade para que, mesmo diante de migrações forçadas, conflitos e guerras, a espiritualidade Marista nos inspire a esperançar e agir por um mundo melhor.
“É tempo de olhar para dentro, para nossos valores. E para fora, para as necessidades do mundo, com o coração aberto ao verdadeiro espírito natalino: acolher, partilhar e esperançar.” É o que afirma Ir. Vanderlei Siqueira, Superior Provincial da PMBCS e Presidente do Grupo Marista.
Mas, afinal, o que a Campanha de Natal 2024 nos comunica?
Tempo de esperançar
A Campanha de Natal deste ano traz um cenário em escombros, que reflete os impactos de conflitos, guerras e genocídios que afetam tantas vidas. Além disso, traz a figura central da Sagrada Família em movimento, em busca de um lugar seguro para o nascimento de Jesus. Este gesto nos lembra das milhões de pessoas que vivem em situação semelhante nos dias de hoje.
Já a presença de uma criança e uma adolescente na imagem nos convida a refletir sobre a realidade dessa população em conflitos e guerras, reforçando o compromisso da missão Marista com a defesa de seus direitos. A Sagrada Família não está indiferente às infâncias que sofrem.
No cenário atual, crises humanitárias e desastres sociais desafiam nossa compaixão. Mesmo assim, o Natal nos traz uma mensagem poderosa: Cristo vem ao mundo como uma luz em meio à escuridão, trazendo esperança e renovação.
>> Celebrar, promover e preservar as infâncias é a nossa missão – e a sua também!
“Que possamos ser, nesse mês e nos demais, a luz que acolhe, o braço que ampara e a esperança que transforma,” reforça Ir. Vanderlei.
Seja um peregrino da esperança
O Natal 2024 marca também o início de nossa caminhada rumo a um momento histórico para a comunidade católica: o Jubileu 2025, Ano Santo dedicado à renovação espiritual, à reconciliação e à esperança. Vale lembrar que, neste ano, o tema escolhido pelo Papa foi “Peregrinos da Esperança” – um convite a nos mobilizarmos em tempos difíceis.
Portanto, convidamos você a refletir: como podemos, juntos, espalhar luz e esperança neste Natal?
>> CMDI participa de campanha de prevenção às violências contra crianças e adolescentes – Marista
Que o espírito natalino nos inspire a sermos peregrinos da esperança, hoje e sempre!