Centro Marista de Defesa da Infância: confira os destaques de 2023

Relatório de atividades reúne destaques da atuação do CMDI na promoção e defesa de direitos de crianças e adolescentes. Confira!

O Centro Marista de Defesa da Infância (CMDI) é uma Frente de Missão do Grupo Marista que, desde 2010, atua na proteção e defesa de crianças e adolescentes. Desse modo, trabalhamos com a sociedade, conectando vidas e organizações para que os direitos da infância não sejam apenas reconhecidos, mas ativamente respeitados e promovidos.

O ano de 2023 foi marcado por parcerias significativas, que permitiram criações em sinergia, bem como potencializaram os impactos do CMDI. Como resultado, participamos de mais de 20 eventos e formações sobre temas afetos à proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Além disso, representamos a instituição em espaços coletivos de debate e construção, como a Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes, o Cedca/PR, a Comissão Estadual Interinstitucional para Enfrentamento das Violências contra Criança e Adolescente no Paraná e o Fórum DCA/PR, por exemplo.

A seguir, confira alguns dos destaques disponíveis no Relatório de Atividades de 2023.

Programa Defenda-se

O Programa Defenda-se tem o objetivo de contribuir com políticas de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Com foco na prevenção, conta com três linhas de ação: campanha de comunicação, produção de conhecimento e processos formativos para instituições e educadores.

Quanto à campanha de comunicação, em 2023 ela ganhou ainda mais força. Durante o mês de maio, que marca o Dia do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, o vídeo “Autodefesa e segurança online” foi exibido em salas de cinema do Paraná, antes das sessões. Ao todo, mais de 70 mil pessoas assistiram ao vídeo.

Já em relação aos processos formativos, no último ano contamos com 6.629 participantes em 19 momentos formativos, cinco online e 14 presenciais, sendo cinco deles em Curitiba e Região Metropolitana (PR).

Quanto aos conteúdos, a grande novidade foi o lançamento da plataforma online “Revelação Espontânea”, desenvolvida em parceria com a FTD Educação. Voltada principalmente para a comunidade educativa, ela apresenta perguntas e respostas sobre o que um adulto pode fazer caso uma criança relate uma situação de violência que sofreu ou testemunhou.

Painel OCA Municipal

O Painel OCA Municipal é um projeto do Centro Marista de Defesa da Infância juntamente com o Ministério Público do Paraná. O objetivo é identificar e disponibilizar ao público informações sobre quanto cada município paranaense destina e executa para políticas de atenção à infância e adolescência.

>> Saiba mais sobre o Painel OCA Municipal e suas atualizações

Em 2023, houve uma revisão, publicação e divulgação do painel de receitas, que identifica a fonte dos recursos. Além disso, foram realizadas lives e webinars para falar sobre os desafios e avanços na prevenção às violências contra crianças e adolescentes a partir do uso de evidências no orçamento público. Por fim, oficinas e momentos formativos reuniram mais de 260 participantes entre Curitiba, Região Metropolitana e também online.

Sob o olhar de quem importa

Sob o Olhar de Quem Importa é uma campanha institucional de comunicação produzida pelo Centro Marista de Defesa da Infância sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O objetivo é apresentar a opinião de meninas e meninos sobre temas que afetam suas vidas, bem como sobre seus direitos.

Na edição de 2023, a campanha foi realizada juntamente com o Marista Escola Social Ecológica, de Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba (PR). Posteriormente, o vídeo da campanha foi divulgado nas redes sociais do Grupo Marista.

Centro Marista de Defesa da Infância: Relatório de Atividades 2023

Para conferir todas as atividades e parcerias realizadas em 2023, o CMDI disponibilizou seu Relatório de Atividades em 2023. Clique aqui para acessar o documento na íntegra. 

Compartilhar este post

Mais Postagens