Som da Vida usa IA para levar conforto e esperança a pacientes do Hospital Universitário Cajuru

Ação criou músicas inspiradas nas histórias de vida de pacientes e ex-pacientes com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial

Num mundo em que a Inteligência Artificial está cada vez mais presente no dia a dia, por que não utilizá-la para aproximar as pessoas, em favor do espírito de humanização e amor? Foi pensando em aproveitar essa tecnologia a fim de promover algo mais humano que surgiu a iniciativa Som da Vida. A ação surpreendeu pacientes do Hospital Universitário Cajuru com trilhas sonoras criadas especialmente para eles.

Pacientes e ex-pacientes do Hospital foram entrevistados para que os conhecêssemos ainda melhor. Coletamos informações sobre suas histórias de vida, suas personalidades e seu gosto musical. Com esses dados em mãos buscamos apoio de um aplicativo de IA. Foram, então, criadas canções para cada um deles, repletas de mensagens otimistas, de conforto e esperança.

>>Gestão do cuidado: a técnica hospitalar focada no paciente

A ferramenta transformou as informações em letras e melodias usando os nomes dos pacientes, seus estilos preferidos, hábitos e fragmentos de suas histórias. O resultado da ação Som da Vida são músicas para os ouvidos e também para o coração que você pode conferir aqui:

Como temos na Solidariedade um dos valores centrais da missão Marista, assumimos um compromisso profundo com a empatia. No Hospital Universitário Cajuru, isso se traduz em ações como esta, que melhoram o dia a dia dos pacientes com base no acolhimento, na solidariedade como relação fraterna.

Alinhados aos princípios de Marcelino Champagnat, também nos guiam o Espírito de Família, a Espiritualidade, a Presença Significativa, a Interculturalidade, o Amor ao Trabalho, a Simplicidade e a Sustentabilidade.

>>Doe seu Imposto de Renda e ajude o Hospital Cajuru

Compartilhar este post

Mais Postagens