Colações de grau da PUCPR são certificadas com Selo de Neutralização de Carbono

colações de grau da pucpr
Em parceria com a Pequena Usina Hidrelétrica de Cristalino e a Neutralize Carbono, foram neutralizadas mais de 7 toneladas de CO2 nas formaturas presenciais de 2022

A frente de educação superior do Grupo Marista, a PUCPR, conquistou uma importante certificação: o Selo de Neutralização de Carbono em suas colações de grau. Com isso, a instituição colabora com o compromisso do grupo de se tornar um parceiro do meio ambiente com ações que estejam em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os ODS são orientações da Organização das Nações Unidas (ONU) para que países e empresas estabeleçam políticas mais sustentáveis. O intuito é frear as mudanças climáticas e evitar que o planeta tenha seus recursos naturais destruídos por meio da ação humana. Dessa maneira, a neutralização de carbono é uma das iniciativas que busca atenuar o impacto dos gases poluentes.

Ou seja, os formandos de 2022 da PUCPR terminam seu ciclo de graduação dentro das mais modernas iniciativas de sustentabilidade do planeta. “A neutralização de emissões feita com créditos de carbono é uma forma real e imediata de demonstrar comprometimento com as questões ambientais e combate às mudanças climáticas”, diz Julia Campedeli, da Neutralize Carbono.

Como é feita a neutralização de carbono?

A nova certificação é referente às cerimônias de colação de grau presenciais do segundo semestre de 2022, dando continuidade à obtida no primeiro semestre. Ao todo, foram neutralizados 4.767 kg de CO2, sendo 3.684 kg em Curitiba e 1.083 kg em Londrina. Considerando todo o ano, foram neutralizados 7.101 kg de dióxido de carbono pela PUCPR. Nessa conta, considerou-se o consumo de energia na montagem e desmontagem das estruturas, no evento em si e na preparação dos alimentos.

A neutralização acontece quando uma empresa ou instituição retira da atmosfera a mesma quantidade de carbono que emitiu. Além disso, também é possível fazer a compra de créditos de carbono (CER), que corresponde a uma tonelada de CO2 que não foi emitido ou foi removido da atmosfera por alguma empresa especializada na atividade. 

As colações de grau da PUCPR obtiveram seus CER por meio da Pequena Usina Hidrelétrica de Cristalino, localizada na cidade de Manoel Ribas (PR), que tem o objetivo de ajudar a atender à crescente demanda de energia. Já a contabilização desse processo foi feita pela Neutralize Carbono. Além disso, a metodologia e projetos utilizados são validados e verificados por entidades independentes e a neutralização segue a norma ABNT NBR 15.948:2011. Por fim, aproveite para conferir as demais ações com foco em meio ambiente no Relatório de Sustentabilidade Corporativa 2021, do Grupo Marista.

Compartilhar esta Novidade

Mais Novidades