No mundo corporativo, a comunicação eficaz é um dos principais pilares para um desenvolvimento saudável e próspero. Mas quando falamos sobre a realidade do Grupo Marista, essa comunicação precisa também estar alinhada aos nossos valores, como Simplicidade e Espírito de Família.
Pensando em tornar nossa cultura organizacional ainda mais forte e nossa comunicação ainda mais ágil, implementamos o Programa de Influencers Maristas. Criado em 2022, ele já mobilizou mais de 100 colaboradores na tarefa de disseminar informações e fortalecer nossas equipes. No último ano, os influencers realizaram mais de 1.400 ações voltadas à comunicação interna, por exemplo.
>> Top Employer: saiba por que o Grupo Marista é destaque em Gestão da Mudança
Como funciona o Programa de Influencers Maristas?
Com base em práticas modernas como marketing de influência, gamificação e recompensas, o programa foi desenhado para fortalecer a nossa Jornada de Evolução Cultural. Assim, o Programa de Influencers já atuou nas áreas de Experiência do Cliente e Agilidade, e segue com atuação na área de Comunicação.
Cada influenciador é encarregado de uma série de responsabilidades. Entre elas estão: divulgar campanhas, mapear assuntos que são destaques na sua área, solucionar dúvidas dos colaboradores, propor melhorias em campanhas e projetos, observar percepções dos colaboradores, além de realizar a cobertura midiática de eventos ou lançamentos das Frentes de Missão, por exemplo. Dessa forma, a sua atuação vai muito além do mero compartilhamento de informações. Nossos influenciadores são uma força ativa na promoção de mudanças positivas dentro do Grupo Marista.
Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores
Internamente, o ciclo de 2023 do programa foi encerrado com um evento que premiou os influenciadores mais engajados e acolheu os novos membros. Além disso, o evento promoveu um momento de formação com a influenciadora Alexandra Pryjmak, reconhecida por seu trabalho no Instagram @dicasdecuritiba.
>> Troféu “Eu faço, a gente evolui”: confira os vencedores de 2024!
Externamente, encerramos o ciclo com o reconhecimento do mercado: somos finalistas do Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, na categoria “Relacionamento com Influenciadores Internos”. A modalidade premia os melhores cases que contemplem o planejamento e a efetividade de ações de relacionamento com formadores internos de opinião ou em conjunto com eles.
“Esta conquista reflete nosso compromisso inabalável, bem como as parcerias bem-sucedidas que cultivamos com nossos colegas. Reforço a nossa sincera gratidão a todos que contribuíram para este marco, a equipe, os apoiadores e, claro, os mais de 60 influenciadores internos que fazem o dia a dia acontecer”, relata Anne Maezuka, Gerente de Comunicação Interna do Grupo Marista.