Grupo Marista divulga Relatório de Sustentabilidade Corporativa 2021

A edição do Relatório de Sustentabilidade Corporativa 2021 foi produzida, pela primeira vez, em conformidade com as normas da Global Reporting Initiative (GRI) e traz iniciativas que promovem o bem-estar das pessoas, colaboram com a saúde do planeta e reafirmam o nosso compromisso com o social.

Com mais de 10 mil colaboradores distribuídos em hospitais, editora, universidade e escolas de educação básica e sociais, o Grupo Marista elenca os compromissos para os próximos anos, como o acesso à educação e à saúde, gestão de resíduos, diversidade e inclusão.  

EDUCAÇÃO

Uma das metas previstas é garantir cada vez mais o acesso à educação da população por meio de bolsas de estudo. Em 2021, 3.596 bolsas foram concedidas. 

“Nosso programa de concessão de bolsas sociais possibilita o ingresso na educação básica e no ensino superior, e dá a oportunidade para que a sociedade seja transformada por meio da educação. Acreditamos que essa é uma forma de combater a desigualdade social e melhorar a qualidade de vida das famílias”, comenta o superintendente do Grupo Marista, Antonio Luiz Rios. 

SUSTENTABILIDADE

O aumento das fontes de energia renovável no abastecimento das 58 unidades do Grupo Marista tem sido uma das grandes conquistas dos últimos anos. Em 2021, esse percentual chegou a 79% do consumo. Esse fornecimento vem de fontes como o Mercado Livre de Energia (72%) e de usinas de biomassa (5%) e solar (2%). Assim, a iniciativa também traz economia: o Grupo Marista economizou o equivalente ao consumo de 1.632 residências. É como se 1.699 árvores tivessem sido plantadas e 613 toneladas de CO2 deixassem de ser emitidas.

SAÚDE

Na saúde, o número de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde nos hospitais do grupo foi de 117.330, um crescimento de 11% em comparação com 2020. Além disso, houve a superação dos marcos legais, previstos pelo SUS, nas unidades de atendimento. Assim a garantia de direitos também está presente em projetos como o Defenda-se, do Centro Marista de Defesa da Infância, que, com vídeos educativos, busca promover a autodefesa de crianças contra a violência sexual.

COMPLIANCE

O Grupo Marista tem investido em tecnologia e formação de pessoal nas áreas de compliance e gestão de riscos. A plataforma criada internamente, e batizada de Hércules, realiza consultas em diversas fontes de dados, internas e externas, para auxiliar nas tomadas de decisões estratégicas. Em 2021,  foram 10.454 consultas a bases externas. Além disso, com o objetivo de identificar e gerenciar potenciais riscos em relacionamentos do Grupo Marista, a plataforma apoiou a área de Riscos e Compliance em 1.814 consultas de background check, número quase cinco vezes maior do que em 2020.

INOVAÇÃO

As demandas por novas tecnologias e agilidade nos serviços cresceram de modo significativo durante os picos da pandemia. Aliás, impacto também sentido dentro do ecossistema de inovação Hotmilk, do Grupo Marista. Desde a implantação do setor, em 2009, o ano de 2021 foi o que teve mais projetos implementados. Assim, foram 71 projetos contratados, 14 startups aceleradas em 2 ciclos e outras 20 com foco social aceleradas por meio do Programa Ideiaz. Ele tem o objetivo de apoiar projetos em estágio de ideação para receber capacitação empreendedora, mentoria e suporte gratuitos.

“A percepção de que o mundo mudou já foi sentida na elaboração do nosso primeiro relatório. Ou seja no último ano, não foi diferente e nós seguimos nos adaptando, transformando nossas prioridades em metas audaciosas voltadas para a estratégia ESG, uma parte cada vez mais importante das nossas operações e tomadas de decisões”, conclui Antonio.

Relatório de Sustentabilidade Corporativa 2021: o Marista no centro da transformação

Movidos pelo amor e vontade de fazer o bem, realizamos muitos projetos incríveis no último ano. Aliás, quer conferir os resultados? Por isso, acesse o Relatório de Sustentabilidade Corporativa 2021 completo: https://sustentabilidade.grupomarista.org.br/.

Compartilhar esta Novidade

Mais Novidades