PUCPR é a primeira universidade do Brasil a ter um Centro de Realidade Estendida

Inauguração PUCPR

Ambiente no Câmpus Curitiba tem área de mais de três mil metros quadrados equipada para desenvolvimento de projetos de realidade virtual, aumentada e 3D

Para preparar estudantes para o mercado de trabalho e para a sociedade do futuro, as universidades precisam ir além de transmitir conhecimentos, mas também proporcionar experiências imersivas. Hoje, os jovens estão completamente ambientados com um grande volume de informações e diversas plataformas, características que trazem novos desafios ao processo de aprendizagem e transforma o papel das instituições de ensino superior.

“A educação moderna precisa continuar enfatizando habilidades e valores fundamentais, como ética, pensamento crítico, resolução de problemas e comunicação eficaz, mas também deve incorporar habilidades digitais e competências técnicas relevantes ligadas ao uso das novas tecnologias”, aponta o professor Ericson Sávio Falabretti, pró-reitor de Desenvolvimento Educacional e professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) da PUCPR.

Buscando promover aprendizados mais experienciais e que se adaptam às necessidades de cada estudante, a PUCPR está inaugurando um Centro de Realidade Estendida, ambiente imersivo e multitemático feito para aproximar a comunidade acadêmica das novas tecnologias educacionais. Com mais de três mil metros quadrados, o espaço é inédito no âmbito das instituições de Ensino Superior, resultado de uma longa caminhada da instituição rumo à inovação.

O espaço é uma forma de ampliar possibilidades de aprendizagem e colaborar com a resolução de desafios reais. “Sem um propósito por trás, seria apenas mais uma tecnologia. A grande questão é que, a partir desse espaço, vamos conseguir propor situações que desafiam nossos estudantes e que geram memórias, sensações e emoções em relação ao que eles estão aprendendo. É uma experiência de aprendizagem que pode colaborar muito na resolução de problemas e em demandas da sociedade”, comenta Falabretti.

Tecnologia em todas as áreas do saber

Com o Centro de Realidade Estendida será possível o desenvolvimento de experiências imersivas na área de saúde, com um simulador em tempo real de entrevista médica e um game de realidade virtual para correção de movimentos em atividades físicas; na engenharia, com um guia digital de realidade mista para treinamento de instrumentação elétrica, uma visita virtual a plantas e processos produtivos e uma aplicação sobre a estrutura de produtos manufaturados.

No teatro, com encenações em ambientes virtuais; no direito, com imersões em cenário de crimes; nas ciências biológicas, com a criação de animais em modelos 3D; e nas humanidades, com o desenvolvimento de um documentário imersivo e um game sobre funções matemáticas.

Inauguração

O Centro de Realidade Estendida está distribuído em espaços localizados no bloco amarelo do Câmpus de Curitiba e na Arena Digital PUCPR, no qual foram lançados em um evento com convidados que puderam participar de algumas experiências imersivas e sensoriais.

Compartilhar esta Novidade

Mais Novidades