Projeto Rueda: conheça o novo planejamento estratégico do Grupo Marista

Conheça o projeto que irá direcionar as estratégias do Grupo Marista entre 2026 e 2030.

Transformações exigem planejamento.

Desse modo, para fortalecer nossa missão e responder aos desafios sociais e ambientais dos tempos atuais, o Grupo Marista está construindo um novo plano estratégico que irá guiar todas as nossas ações entre 2026 e 2030. 

Chamado de Projeto Rueda, essa iniciativa veio para unir tradição e inovação, a fim de alinhar a identidade Marista às necessidades do mundo moderno.

>> Tradição e inovação: este é o Jeito Marista 

O que é o Projeto Rueda?

O projeto homenageia o Irmão Basílio Rueda, primeiro latino-americano a se tornar Superior Geral do Instituto Marista, em 1967. Reconhecido por sua liderança profética e carismática, Ir. Basílio foi responsável por uma profunda renovação da vida religiosa Marista à luz do Concílio Vaticano II.

Com sua visão estratégica, ele soube manter vivo o espírito de São Marcelino Champagnat enquanto preparava a congregação para os desafios da sua época.

>> Saiba mais sobre Ir. Basílio Rueda na página especial da PMBCS!

“Como nos manter fiéis à identidade e, ao mesmo tempo, responder às mudanças que o mundo impõe? Como responder aos desafios contemporâneos mantendo o carisma que nos sustenta há mais de dois séculos? Assim como Ir. Basílio, em seu tempo, precisamos responder a essas questões para seguir.”, conta Vanderlei Siqueira, Presidente do Grupo Marista.

Como o projeto irá guiar as ações até 2030?

O Projeto Rueda está sendo construído de forma coletiva, com a participação de consultorias especializadas e pessoas colaboradoras das áreas corporativas, da Educação Superior e da Saúde. 

Por isso, até o momento, foram realizadas entrevistas com executivos do corporativo e das Frentes de Missão, além de colaboradores de áreas transversais.

Entre os objetivos do projeto estão:

  • Ampliar a inovação para atender demandas sociais e ambientais;
  • Garantir a sustentabilidade financeira e institucional;
  • Fortalecer a cultura organizacional alinhada aos valores Maristas;
  • Consolidar práticas de inclusão, diversidade e cuidado com as pessoas.

Cada pessoa colaboradora tem um papel essencial na construção desse caminho, contribuindo com ideias, participando das entrevistas e colocando em prática as diretrizes do projeto no dia a dia.

>> Quer ser colaborador do Grupo Marista? Saiba como fazer parte da nossa missão 

Compartilhar este post

Mais Postagens