#JeitoMarista: Liderar com espírito servidor

Descubra por que a liderança servidora parte do #JeitoMarista, nosso propósito no dia a dia

Inspirados por São Marcelino Champagnat, buscamos uma liderança baseada na proximidade, na empatia e na compaixão. Conforme o presidente do Grupo Marista, Ir. Vanderlei Siqueira, afirma: “a liderança servidora subverte a hierarquia ao colocar o líder não no topo, mas na base. Essa perspectiva considera que a função do líder é focar, principalmente, no bem-estar das pessoas e das comunidades às quais pertencem”.

A liderança servidora inverte, portanto, a hierarquia tradicional. Nesse modelo, o líder não é uma figura distante e autoritária, mas alguém que serve e acompanha de perto a vida e a missão dos liderados.

Esse estilo de liderar desafia a ideia de liderança autocrática, propondo que os líderes estejam ao lado de seus colaboradores, vivenciando a oportunidade de servir e influenciar positivamente as pessoas ao seu redor.

Liderança servidora

Formalmente desenvolvido na década de 1970 por Robert Greenleaf, o conceito de liderança servidora é adotado há muito tempo no Grupo Marista. Aqui, esse jeito de liderar surge inspirado nos exemplos de Jesus, Maria e do próprio São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista. São exemplos que moldam nosso entendimento de que os líderes devem agir de forma centrada na compaixão e no serviço ao próximo.

A liderança servidora, assim, está profundamente integrada à cultura organizacional e aos valores Maristas. E por isso acreditamos que entendê-la e praticá-la é fundamental não apenas para conduzir as atividades do dia a dia, mas também para fazer avançar com vitalidade e perenidade a nossa missão.

Verdadeiros embaixadores dessa vocação, os colaboradores Maristas transmitem esses princípios em cada interação, seja dentro ou fora da instituição. Para isso, buscamos capacitar uma comunidade de líderes dedicados à inspiração e ao serviço, sempre focados em ouvir atentamente, compreender as necessidades dos outros e desenvolver e demonstrar genuíno interesse pelo bem-estar do próximo.

>> Gestores Maristas debatem a liderança profética e servidora a partir do estudo sobre o Irmão Francisco Rivat

Liderar com propósito 

Almejamos que nossa liderança seja profética e servidora, seguindo o exemplo de Champagnat e Maria, no seguimento de Jesus. Buscamos estar presentes e próximos das nossas equipes e de todos aqueles a quem a Missão Marista nos convida a servir. Assim, a liderança jamais será um prêmio ou recompensa, mas um compromisso que demanda grandes responsabilidades, guiadas pelo sentido de propósito e compaixão. 

Enraizada na tradição Marista, essa abordagem é aplicável em qualquer contexto. Os valores de respeito, empatia, proximidade e afeto são universais e podem transformar não apenas organizações, mas a sociedade como um todo. Dessa maneira, a liderança servidora é um caminho para um futuro mais humano, onde cada pessoa é valorizada e ouvida. 

No Grupo Marista, continuamos a nos inspirar e praticar essa forma de liderança, comprometidos com a missão de transformar e servir com amor.

Série #JeitoMarista 

Na série #JeitoMarista, vamos detalhar características que guiam nosso propósito e como cada uma delas aparece em nosso cotidiano. Acompanhe em nosso blog, pelo Instagram e pelo LinkedIn do Grupo.

Compartilhar este post

Mais Postagens