Outubro marca o mês das crianças e também o mês de Nossa Senhora Aparecida, um dos títulos de Maria, mãe de Jesus e padroeira do Brasil. Foi tomando os valores e a postura da Boa Mãe como modelo que São Marcelino Champagnat fundou o Instituto Marista, que coloca as infâncias e as juventudes como foco de nossa missão.
Nós do Grupo Marista, enquanto uma das unidades administrativas do Instituto, estamos comprometidos com a defesa e proteção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens. Desta forma, desenvolvemos ações formativas, de representação política e com produção de materiais educativos para assegurar que sejam respeitadas e promovidas por meio de nossas obras. Uma das materializações deste propósito é o Centro Marista de Defesa da Infância, uma de nossas Frentes de Missão.
O que é o Centro Marista de Defesa da Infância?
O Centro de Defesa é uma organização do Grupo Marista que atua há 13 anos na proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, por meio do fortalecimento da sociedade civil, da qualificação de políticas públicas e do controle social, com estratégias de assessoramento, incidência política e monitoramento baseado em dados.
Um dos projetos é o CADÊ Paraná – Crianças e Adolescentes em Dados e Estatísticas, que disponibiliza análises temáticas baseadas em evidências para a qualificação de políticas públicas. Ainda sobre monitoramento de dados, o Centro de Defesa tem uma parceria com o Ministério Público do Paraná para o Painel OCA Municipal, que identifica a destinação e execução de recursos para políticas de atenção à infância e à adolescência.
Nesse sentido, o Centro de Defesa também promove ações junto a governos, redes, fóruns, comissões e conselhos de Direito, como o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado do Paraná.
Assim, mantemos uma equipe especializada nas nossas esferas de atuação e agimos em parceria com outras áreas, instituições Maristas, inclusive de outros países, e com organizações da sociedade civil, órgãos gestores ou unidades executoras das políticas.
Quer saber mais sobre essa história? Acesse o site do CMDI e conheça a linha do tempo completa!
Atuação do Centro Marista de Defesa da Infância em 2022
Conforme nosso Relatório de Sustentabilidade de 2022, o Centro Marista de Defesa da Infância se destacou na criação de conteúdos sobre temas referentes à defesa da criança e do adolescente. Durante o último ano, lançamos cinco vídeos, sete eBooks e oito fichas educacionais, além de marcarmos presença na mídia, com mais de 170 menções.
Os materiais e formações são oferecidos de forma gratuita. Dessa forma, qualquer profissional que atue junto a crianças e adolescentes pode acessar. Em 2022, o Centro também contribuiu em processos formativos que impactaram 6.992 pessoas. Desenvolveu, ainda, iniciativas em 21 municípios brasileiros e em 25 países.
Campanha Defenda-se
Um dos pilares do Centro Marista de Defesa da Infância é promover o protagonismo de crianças e adolescentes. Com a campanha Defenda-se não é diferente. O projeto promove a autodefesa de crianças contra a violência sexual por meio de uma série de vídeos educativos com linguagem acessível, amigável e preventiva. Os materiais são apropriados para meninas e meninos entre 4 e 12 anos de idade.
As publicações estão disponíveis em Libras, bem como em audiodescrição, e com legendas em português, inglês e espanhol.
Cada vídeo ilustra situações em que as crianças agem em sua defesa, especialmente pelo reconhecimento de estratégias que dificultam a ação dos agressores. Outros materiais incluem conteúdos formativos para pais e responsáveis sobre enfrentamento à violência sexual, tais quais revelação espontânea e segurança online. Os conteúdos estão disponíveis gratuitamente no site da campanha: defenda-se.com.
Você também pode saber mais sobre o projeto no podcast ESG Marista!