Conheça as iniciativas de voluntariado que reforçam a missão Marista

O voluntariado faz parte do jeito Marista e está presente em cada uma das nossas Frentes de Missão

O voluntariado é o exercício da solidariedade e da atenção ao outro. No Grupo Marista, ele é uma prática cotidiana e também a expressão dos nossos valores, herdados de São Marcelino Champagnat.

Presente em todas as nossas frentes de atuação, os programas de voluntariado têm como objetivo impactar as comunidades ao nosso redor – mas também aqueles que se engajam nessa missão.

A seguir você conhece algumas das ações de cada uma das Frentes de Missão:

O voluntariado nos Hospitais

Há quase duas décadas, mantemos um sólido programa de voluntariado em nosso Complexo de Saúde. Os voluntários são presença permanente no Hospital Universitário Cajuru e no Hospital São Marcelino Champagnat. Eles, aliás, são peça central na humanização dos serviços prestados.

Só no último ano, 326 pessoas dedicaram seu tempo em ações que levar carinho e atenção a pacientes, familiares e colaboradores. No dia a dia, os voluntários comandam atividades lúdicas e terapêuticas, com o objetivo de promover um ambiente mais leve, favorecendo a recuperação e a qualidade de vida. São ações como contação de histórias, visitas de palhaços e personagens, momentos musicais terapêuticos, com o Coral Encanto Marista, bem como o Projeto Amigo Bicho, no qual cães terapeutas visitam os pacientes.

Entre outras atividades oferecidas estão oficinas de origami, reiki, yoga e auriculoterapia, por exemplo. São terapias complementares, que contribuem para a recuperação e o bem-estar dos pacientes.

Iniciativas da FTD Educação

O voluntariado está igualmente presente na atuação da FTD Educação. Ela ocorre, principalmente, por meio da Pastoral da FTD, que desenvolve os projetos Myra e Transformando Vidas.

O primeiro incentiva a leitura ao promover encontros individuais entre voluntários e crianças. O objetivo é estabelecer diálogos e construir pontes entre texto, vivências e desenvolvimento educacional.

Já o Transformando Vidas oferece capacitação profissional e integração ao mercado de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ativa desde 2016, a iniciativa acontece em colaboração com o Centro Educacional Dom Orione, da Paróquia Nossa Senhora Achiropita, em São Paulo (SP). Em 2023, o projeto também organizou campanhas de doação e outras ações solidárias, como rodas de leitura para crianças e adolescentes de instituições parceiras. 

Ações da PUCPR

Em 2023, as ações sociais promovidas pela PUCPR impactaram positivamente mais de 1.300 pessoas, inclusive por meio das ações de voluntariado.

Destaca-se neste cenário o Projeto Comunitário. Destinado a todos os cursos de graduação presenciais da PUCPR, o voluntariado faz parte da grade curricular, fundamental para a formação humanística oferecida pela instituição. Nele, o estudante desenvolve ações sociais e identifica políticas institucionais de atendimento a diferentes públicos. Ao final, é capaz de reconhecer-se como estudante-agente no contexto social.

Além do Projeto Comunitário, o estudante também pode realizar trabalho voluntário no Programa de Voluntariado da PUCPR.  Seu objetivo é desenvolver um trabalho extensionista, criando na Universidade uma ponte entre os interessados em desenvolver trabalhos voluntários e as instituições que precisam desse serviço. O programa incentiva a cultura de solidariedade, além de criar espaços formativos e de discussão que qualificam essa prática.

Por fim, o Lampedusa é outra importante iniciativa encabeçada pela PUCPR, dedicada à promoção da cidadania para migrantes, refugiados e apátridas. O objetivo do programa é favorecer condições de integração no nosso país por meio do acesso ao estudo, à qualificação profissional, à saúde e à regularização de documentação.

O voluntariado promovido pelas Frentes de Missão refletem o compromisso do Grupo Marista em criar um impacto positivo e duradouro nas comunidades. Sempre com foco na dignidade humana e na promoção da justiça social. 

>> Afinal, o que é ser Marista?

Compartilhar este post

Mais Postagens