Grupo Marista é destaque em Estratégia de Negócio

Saiba mais com Maurício Zanforlin Superintendente do Grupo Marista e José Leão da Cunha Filho, diretor-executivo da Província Marista Brasil Centro-Sul.

Além de receber pela quinta vez consecutiva o certificado Top Employer, o Grupo Marista é destaque no tópico Estratégia de Negócio, alcançando 100% de aproveitamento. A certificação, concedida pelo Top Employers Institute, consolida nossa excelência na prática de gestão de pessoas, bem como nosso comprometimento em levar a missão e os valores Marista adiante.

>> Como funciona o selo Top Employer? Clique e saiba mais

Na análise deste tópico, são consideradas as abordagens que as empresas adotam para enfrentar desafios e assegurar a continuidade operacional. Para isso, é essencial o desenvolvimento de atividades de planejamento, organização, execução e controle, por exemplo, visando definir e concretizar os objetivos organizacionais.

No vídeo a seguir, Maurício Zanforlin Superintendente do Grupo Marista e José Leão da Cunha Filho, diretor-executivo da Província Marista Brasil Centro-Sul, explicam o que significa o tópico Estratégia de Negócio e por que o Grupo Marista se destaca nessa área!  

Estratégia de Negócio no Grupo Marista

Com a finalidade de garantir produtos e serviços de alta qualidade, desenvolvemos um Planejamento Estratégico claro e assertivo. Assim, proporcionamos uma visão ampla sobre aonde queremos chegar e como chegaremos lá.

“A versão mais recente do nosso Planejamento Estratégico abrange os objetivos do Grupo e de cada uma das Frentes de Missão a longo prazo, no período de 2020 a 2025”, conta Maurício Zanforlin. Já a médio prazo, o Grupo é guiado pelas Metas Globais, que definem o que a instituição e as Frentes de Missão precisam fazer para se manter sustentáveis e competitivas. Assim, as metas são divididas em quatro pilares: Sustentabilidade Financeira, Experiência do Cliente, Identidade, Missão e Vocação e Cultura Organizacional.  

Por fim, como direcionamento de curto prazo, o Grupo Marista adota o modelo de gestão por OKRs, que são os Objetivos e Resultados-Chave. “Cada objetivo indica o que deve ser alcançado e inspira o que buscamos alcançar. Já os Resultados-Chave nos mostram se estamos progredindo na direção certa”, completa Maurício.

Estratégia e Missão

“Dentro do Grupo Marista, a Estratégia de Negócio não é independente da missão. Ela é a forma como a missão escolhe acontecer no mercado”, afirma José Leão da Cunha Filho, diretor-executivo da Província Marista Brasil Centro-Sul, organização religiosa da qual o Grupo Marista faz parte.

Da mesma forma, ele aponta que atuar de forma cristã em um ambiente de negócios exige equilíbrio e comprometimento. E uma das maneiras que o Grupo Marista encontrou para levar isso às unidades de negócios foi com a criação dos Núcleos de Identidade, Missão e Vocação, os NIMVs, por exemplo.

De acordo com Leão, os NIMVs foram criados em 2019. São formados pelas pessoas que mais se identificam com a missão Marista em cada uma das unidades de negócios. “Sua agenda discute o alinhamento da Frente de Missão com as estratégias definidas pelo Grupo. Isso é muito valioso do ponto de vista da governança”, completa.

Série Top Employer

Para celebrar a conquista da quinta certificação consecutiva, você pode conferir aqui no Blog, bem como no YouTube do Grupo Marista, uma série de vídeos que explicam cada um dos tópicos nos quais o Grupo Marista se destacou em 2024. São eles: Estratégia de Negócio (100%), Ética e Integridade (100%), Marca Empregadora (92%), Organização e Mudança (90,48%) e Aprendizagem (90%).

Para conferir todos os vídeos da série Top Employer, assim como outros vídeos do Grupo, nos siga nas redes sociais:

YOUTUBE | INSTAGRAM | LINKEDIN

Compartilhar este post

Mais Postagens