9 dicas para pais e filhos se prepararem para a volta às aulas

volta às aulas
Momento gera preocupações diferentes nos adultos e nas crianças. Por isso, estar preparado para o retorno é muito importante para todos.

Está chegando um dos momentos mais aguardados por pais e crianças: o retorno às aulas. É a hora de rever os amigos, conhecer novos professores e iniciar mais um ano de aprendizado. Porém, o fim das férias e a necessidade de uma nova rotina podem ser grandes desafios. Por isso, confira algumas dicas de como se preparar para a volta às aulas com mais tranquilidade.

1. Prepare-se com antecedência

Não deixe tudo para a última hora! Para a volta às aulas, principalmente da educação infantil, é preciso que os pais façam um cronograma de tudo que precisa ser feito, como separar material, adaptar rotina, preparar a cadeirinha no carro e as demais dicas desta lista. Quanto mais organizado for esse planejamento, mais tranquila será a volta às aulas.

2. Agende um check-up antes da volta às aulas

A carteira de vacinação da criança está atualizada? As semanas antes da volta às aulas podem servir para uma consulta de rotina no pediatra e também para atualizar as vacinas necessárias, principalmente contra a covid-19. Dessa maneira, a criança vai mais segura para a escola, e os pais podem ficar mais tranquilos.

3. Ajuste a rotina do sono

Nas férias, é natural que as crianças durmam e acordem mais tarde. Por isso, é preciso prepará-las com alguns dias de antecedência ao retorno às aulas. Incentive as brincadeiras ao longo do dia para que elas gastem energia e reduza o tempo em frente a telas durante o período noturno.

4. Planeje um menu do café da manhã

Acordar cedo na primeira semana pode ser desafiador tanto para as crianças quanto para os pais. Por isso, antes de dormir, já deixe adiantada a mesa do café da manhã. Assim, você otimiza o tempo de preparação da principal refeição do dia.

5. Estimule a independência durante a volta às aulas

Durante a educação infantil, os aprendizados da criança são em ritmo acelerado. Por isso, os pais podem estimular alguns comportamentos independentes, como a escolha da roupa e a preparação do material escolar. Dessa maneira, a criança pode se sentir mais animada para a volta às aulas enquanto tem seu desenvolvimento pessoal aprimorado.

6. Discuta sobre o bullying

Os pais e responsáveis devem ter diálogos constantes com os filhos antes do retorno às aulas. Temas como segurança e comportamento devem ser abordados. E um dos principais assuntos tratados deve ser o respeito aos professores e colegas e também sobre o que é o bullying.

7. Gerencie a ansiedade

As preocupações dos pais normalmente não são as mesmas das crianças. Por isso, a conversa franca ajuda a compreender o que pode estar gerando ansiedade nos pequenos. Valide esses sentimentos e, em casos negativos, oriente da melhor maneira possível. Por fim, caso o estresse seja muito elevado, considere um acompanhamento profissional para a criança.

8. Prepare o local de estudo para a volta às aulas

Além da família, das crianças e da escola, a própria casa precisa estar preparada para a volta às aulas da educação infantil. Por isso, preparar um cantinho de estudos e tarefas com escrivaninha, materiais escolares e silêncio é fundamental para as atividades que são desenvolvidas fora da sala de aula.

9. Comemore cada conquista

Evite transparecer preocupação com a volta às aulas. Ou seja, transforme esse momento no mais positivo possível para as crianças. Assim, comemore a ida e o retorno no primeiro dia de aula, esteja presente nas tarefas e estimule o compartilhamento da experiência escolar.

Compartilhar este post

Mais Postagens