Top Employer: Grupo Marista é destaque em Aprendizagem

Conheça as ações que destacaram o Grupo Marista na certificação Top Employer

Por meio de nossa excelência, atenção ao cuidado e abordagem humanizada, conquistamos mais uma vez a certificação Top Employer, como referência de alta qualidade em parâmetros internacionais de práticas de recursos humanos, governança e compliance.

Neste ano, recebemos destaque no tópico Aprendizagem, que analisa as práticas e estratégias de incentivo ao aprendizado contínuo e o crescimento profissional na organização.

“Sermos reconhecidos como Top Employer com destaque no quesito Aprendizagem tem um significado muito grande para o Grupo Marista, que tem a educação e o desenvolvimento em seu DNA. Significa que vivemos nosso propósito de educar e desenvolver o ser humano de forma integral. Não apenas para fora, mas internamente, com nossos colaboradores”, comenta Lúcia Lima Pinto Coelho, Gerente de Desenvolvimento Organizacional do Grupo Marista.

Junto à Bárbara Pimpão Ferreira, Gerente do Centro Marista de Defesa da Infância, elas nos contam um pouco mais sobre o que levou o Grupo Marista a se destacar neste tópico da certificação Top Employer.

Metodologia de aprendizagem no Grupo Marista

No Grupo Marista, acreditamos que o aprendizado é uma jornada contínua. Para isso, integramos a metodologia 70/20/10, que enfatiza a importância do aprendizado por meio de experiências práticas, interações sociais e conteúdos formais. Assim, 70% da formação consiste em ofertas de trilhas de desenvolvimento conforme os pilares da Jornada de Evolução Cultural, seja para líderes, gestores ou colaboradores.

Já os 20% são reservados ao aprendizado social. Pensando nessa troca de experiências, foi desenvolvido um programa de mentoring. “Ele proporciona uma oportunidade única para os colaboradores se conectarem, compartilharem conhecimentos e experiências, e receberem orientação personalizada para o seu crescimento profissional. Essa troca fortalece os laços entre os membros da equipe, mas também impulsiona a inovação e a excelência em toda a organização”, pontua Lúcia.

Outra estratégia adotada é o “On the Job”, projeto no qual os colaboradores aplicam no cotidiano as habilidades conquistadas. “Isso não só reforça a aprendizagem, mas também aumenta a confiança e a competência dos colaboradores em lidar com os desafios diários com eficácia e criatividade”, finaliza a gerente.

Por fim, os 10% são reservados ao aprendizado formal, a partir de cursos e formações.

Aprender com propósito

Entre as formações, pensamos não apenas em hard e soft skills, mas também em questões que conectem nossas práticas ao nosso propósito. Em 2023, por exemplo, promovemos uma formação sobre Liderança Profética e Servidora, que reuniu mais de 50 líderes da instituição. 

“Quando se reúnem lideranças de diferentes frentes para refletir sobre como ser um líder servidor, o Grupo promove a coerência entre os ideais e as práticas cotidianas”, aponta Bárbara Pimpão Ferreira, Gerente do Centro Marista de Defesa da Infância, que participou da formação.

O evento também serviu como importante troca de experiências entre gestores e líderes de diferentes áreas. Assim, permitiu o compartilhamento  das estratégias e iniciativas que impactam positivamente o desenvolvimento saudável da instituição e de seus colaboradores.

“Os quatro módulos proporcionam uma jornada de autoconhecimento e reflexões coletivas, permitindo que líderes em diferentes contextos alcancem uma unidade de propósito e continuem partilhando conhecimentos e experiências que impactam positivamente as pessoas e os projetos”, finaliza.

>> Saiba mais sobre a formação Liderança Profética e Servidora

Série Top Employer

Para celebrar a conquista da quinta certificação consecutiva, você pode conferir aqui no Blog, bem como no https://youtube.com.br/canalmarista, uma série de vídeos que explicam cada um dos tópicos nos quais o Grupo Marista se destacou em 2024. São eles: Estratégia de Negócio (100%), Ética e Integridade (100%), Marca Empregadora (92%), Organização e Mudança (90,48%) e Aprendizagem (90%).

Para conferir todos os vídeos da série Top Employer, siga o Grupo Marista nas redes sociais:

YOUTUBE | INSTAGRAM | LINKEDIN

Compartilhar este post

Mais Postagens