Os estudantes Donatielle Isabelly Mattos de Azevedo, do Marista Escola Social Santa Mônica (Ponta Grossa/PR), e Pedro Henrique Fermiano Vidal Correa, do Marista Escola Social Lucia Mayvorne (Florianópolis/SC), conquistaram a medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), que divulgou o resultado nacional na última semana.
As provas da Olimpíada Nacional de Ciências são destinadas a alunos do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental e a todos do Ensino Médio e foram realizadas no formato on-line, trazendo questões relacionadas a ciências da natureza, como astronomia, biologia, física, química e história.
Donatielle é aluna do 7.º ano da instituição filantrópica do Grupo Marista que está localizada em Ponta Grossa (PR). “Eu estou muito orgulhosa, não é sempre que ganhamos uma medalha de ouro, e ter esse resultado me deixou muito feliz”, comentou a estudante em matéria para o Portal ARede.
“Na sala de aula, procuramos lançar um olhar para ciências muito além das teorias, aplicando a parte prática dos laboratórios e das experiências para a vida. Assim, eles aprendem, refletem e gostam do conteúdo. Isso reverberou no interesse e no ótimo desempenho na olimpíada”, analisou Naara Mellem, coordenadora pedagógica da instituição, também em entrevista ao portal.
Ações filantrópicas estão no DNA do Grupo Marista
O reconhecimento da Donatielle e do Pedro aconteceu às vésperas do Dia Nacional da Filantropia, que é celebrado em 20 de outubro. A data foi criada em 2017 por meio do Projeto de Lei 8697/2017, e é uma das conquistas do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (Fonif). Afinal, ele reúne mais de 11 mil entidades de todo o país.
Para o Grupo Marista, a filantropia é parte fundamental de suas ações. Tanto que a missão Marista inclui a educação e evangelização como processos para formar cidadãos íntegros e solidários. Dessa maneira, a prática do bem se transforma em uma corrente de boas ações, envolvendo cada vez mais pessoas.
As escolas sociais, por exemplo, oferecem uma educação integral e gratuita aos alunos. Para isso, a cada cinco estudantes matriculados em nossas escolas particulares, conseguimos garantir uma vaga para crianças em situação de vulnerabilidade social nessas instituições. Dessa maneira, elas são um projeto que envolve toda a sociedade e fomentam a união familiar, a solidariedade e a cidadania. Em 2021, o Grupo Marista distribuiu mais de 38 mil bolsas de estudos nos ensinos básico, técnico/médio e superior. Além disso, o grupo também conquistou expressivos resultados em outras ações filantrópicas com foco em saúde. Confira todos os resultados no Relatório de Sustentabilidade Corporativa, divulgado no último mês.